terça-feira, 2 de agosto de 2011

A INFLUÊNCIA DOS NOSSAS PALAVRAS

2 de Agosto

"Há alguns cujas palavras são como pontes de espada, mas a língua dos sábios é saúde."

Nesta vida ninguém vive unicamente para si. Estamos constantemente a influenciar ou a receber alguma influência de outros. Isto acontece no lar, no trabalho, na escola e em todos os lugares. E esse pensamento passa a ser solene quando nos recordamos de que essa influência só tem dois pólos. Ou é positiva e para o bem; ou é negativa e para o mal.
É solene pensarmos que cada palavra que proferimos, cada gesto, e cada acto que praticamos, exercem alguma influência, edificante ou não, junto das pessoas com as quais nos associamos. E quão bons e positivos passam a ser os nossos gestos, actos e palavras, quando Cristo está no nosso coração e transforma a nossa natureza rude e pecadora.
Creio que aqui na Terra nunca vamos entender e saber de maneira cabal a influência de um procedimento bondoso e cortês que tivemos com pessoas que achávamos incoerentes e até indignas. Normalmente, não deveriam ser merecedoras de atenção e carinho, mas, movidos pelo amor de Cristo, fomos impelidos a agir com cortesia e palavras amáveis.
Ser bom e elegante no trato com pessoas boas e sensatas é fácil e natural. Difícil é quando enfrentamos pessoas capciosas, com intenções não confessáveis, desequilibradas e até mal intencionadas. É nesses casos que precisamos de nos esforçar para as tratar com bondade. Precisamos de lhes revelar o amor de Cristo. Com isto, ficarão surpreendidas, e até envergonhadas, pelo seu procedimento, o que não aconteceria se as enfrentássemos, expondo-lhes os seus actos agressivos e retribuindo-lhes com a mesma moeda.
Vejamos como é oportuno este sábio conselho: "Não permitais que escape dos vossos lábios nenhuma palavra de mau humor, aspereza ou ira. A graça de Cristo espera o vosso pedido. O Seu Espírito dominará o vosso coração e a consciência, presidindo às vossas palavras e actos. Nunca percam o respeito por vós mesmos devido a palavras precipitadas e impensadas. Cuidem que as vossass palavras sejam puras, e santa a vossa conversa. Dêem aos vossos filhos um exemplo do que desejam que eles sejam. ... Haja paz, palavras agradáveis e semblantes alegres." - Mente, Carácter e Personalidade, vol. 1, pág. 257.