segunda-feira, 1 de agosto de 2011

A ARTE DE ACONSELHAR

1 de Agosto

"Onde não há conselho fracassam os projectos, mas com os muitos conselhos há bom êxito." Provérbios 15:22

Ao longo da minha vida tenho tido a curiosidade e interesse em analisar as pitorescas e interessantes frases que encontramos nos caminhos pelas estradas do Brasil. Certo dia, encontrei um camião que dizia: "Se conselho valesse, ninguém dava, vendia." Não posso, nem de perto, imaginar o que se passava na cabeça daquele motorista ao exteriorizar a sua desilusão. Talvez tenha recebido algum conselho que o levou a ter prejuízos morais ou materiais. Não sei.
Na minha experiência pessoal, tanto de aconselhamento, como de vida, tenho chegado à conclusão de que os bons conselhos valem mais do que o ouro. Aconselhar com sabedoria e saber filtrar conselhos são artes muito preciosas.
Um bom conselho, dado e recebido no momento oportuno, pode mudar por completo o rumo de uma vida. Notou que eu fiz questão de dizer 'no momento oportuno'? E acrescentaria 'da maneira adequada'. A arte de aconselhar é como colocar água a ferver dentro de uma garrafa. Podemos fazê-lo, desde que preparemos antecipadamente a garrafa, aquecendo-a aos poucos.
Nunca se deve aconselhar quando os ânimos estão exaltados. Temos a tendência de querer aconselhar e corrigir erros no momento. Geralmente essa não é a hora propícia. É melhor que os ânimos se acalmem, e num outro momento, quando os envolvidos estiverem com a cabeça mais fria, seja dado o conselho adequado.
O exemplo deixado por Job é uma preciosidade. Ele respondeu aos seus amigos e esposa: "Com Deus está a sabedoria e a força; Ele tem conselho e entendimento." Job 12:13.
A Bíblia Sagrada é a maior fonte de sábios conselhos para a vida. Procuremos encontrar na Bíblia, no 'assim diz o Senhor' e não no 'eu acho', as orientações de que necessitarmos quando estivermos nas encruzilhadas difíceis da vida. E, quando necessitarmos de algum conselho, busquemos ouvir alguém que creia em Deus, que confie n'Ele e que tenha as Escrituras Sagradas como base da sua conduta e dos seus conselhos.