quarta-feira, 3 de agosto de 2011

A CAPITAL DO CORPO

3 de Agosto

"Nós, porém, temos a mente de Cristo." I Coríntios 2:16

Em qualquer país, a capital é sempre uma das cidades mais importantes. Isso não quer dizer que a capital deva ser a mais rica ou a maior. Da capital, emanam as leis, os decretos, as decisões e ordens administrativas que vão dar orientação a todo o país, afectando a vida de todos os seus cidadãos.
Assim, é importante que uma capital, que é o cérebro de uma nação, seja bem administrada por um bom, equilibrado e sensato presidente; e que haja no Parlamento pessoas de visão para elaborar leis que mantenham a sociedade no caminho da paz; que nos tribunais haja juízes equilibrados e honestos, e que todos contribuam para o bem-estar e o progresso da nação.
Foi muito a propósito que Ellen White fez a comparação entre a capital de um país e a mente, como capital do corpo. Escreveu ela: "Cada órgão do corpo foi feito para ser servo da mente. A mente é a capital do corpo." - Mente, Carácter e Personalidade, vol. 1, pág. 72.
O cérebro não é o maior órgão do corpo; mas, tal como a capital de um país, é o lugar de onde saem as decisões que administram o corpo e a vida. De uma forma geral, cada pessoa é exactamente o que a sua mente desejou ou aceitou ser; e está exactamente onde, ao longo da vida, tomou decisões para estar.
A mente está ligada, através de nervos, a todas as partes do corpo. É através dela que podemos ter a percepção e o controlo dos cinco sentidos. É também através da mente que cada ser humano desenvolve a capacidade de agir e reagir. É justamente nesse ponto que reside o grande trunfo que está ao alcance de todos e que leva alguns ao pódio do sucesso, enquanto que outros caem na vala comum e se afundam nos lodaçais dos vícios, crimes e contravenções.
Como é importante ter um bom controlo da mente. Isto dá-nos segurança, paz e o sentido correcto para sermos bem sucedidos na vida aqui na Terra e a garantia e a certeza de vida eterna. Para que isso aconteça, eleja um bom presidente para estar na capital do seu corpo, para dirigir a sua vida. Escolha Jesus. Ele é a personificação do amor, da justiça e da paz. Diga como Paulo: "Nós, porém, temos a mente de Cristo." I Coríntios 2:16.