sábado, 6 de agosto de 2011

O JUÍZO

6 de Agosto

"Porquanto (Deus) estabeleceu um dia em que há-de julgar o mundo com justiça, por meio de um varão que destinou e acreditou diante de todos, ressuscitando-O dentre os mortos." Actos 17:31

Estas palavras de Paulo, pronunciadas no seu inteligente discurso no Areópago, em Atenas, estão em perfeita sintonia com o profeta Daniel. O livro de Daniel contém dois temas diferentes: história e profecia. É da segunda parte que vou extrair dois versos que falam sobre o juízo que Deus estabelecerá para julgar toda a humanidade:
"Continuei olhando, até que foram postos uns tronos, e o Ancião de dias Se assentou; a Sua veste era branca como a neve, e os cabelos da cabeça, como a pura lã; o Seu trono eram chamas de fogo, e suas rodas eram fogo ardente. Um rio de fogo emanava e saía diante d'Ele; milhares de milhares O serviam, e miríades de miríades estavam diante d'Ele; assentou-se o tribunal e abriram-se os livros." Daniel 7:9, 10.
Que cena impressionante! Alguns poderiam exclamar: "Que coisa terrível!" Enquanto que outros poderiam dizer: "Que coisa majestosa e gloriosa!" Tudo depende daquilo que cada pessoa esteja a fazer desde agora, para enfrentar um dia o juízo.
Poderá perguntar: Como é que Deus nos vai julgar? A própria Bíblia responde: "De tudo o que se tem ouvido, a suma é: Teme a Deus e guarda os Seus mandamentos; porque isto é o dever de todo o homem. Porque Deus há-de trazer a juízo todas as obras, até as que estão escondidas, quer sejam boas, quer sejam más." Eclesiastes 12:13, 14.
Deus mantém nos livros celestiais os fiéis registos das nossas acções, e no dia do nosso julgamento tudo será trazido à luz. Embora isto preocupe qualquer um de nós, pois, sujeitos ao pecado como somos, todos temos praticado acções que por certo não foram condizentes com a vontade de Deus, tenho a grata alegria em afirmar que, pela fé que temos em Jesus e no Seu sacrifício, podemos ter os nossos registos nos livros celestiais, limpos e purificados pela Sua graça.
Assim, confiados na misericórdia divina e sustentados pelo poder da graça de Cristo, vivemos uma vida de obediência aos mandamentos de Deus ao enfrentar as provas e tentações da vida. É assim que vamos de fé em fé aguardando sem temor o Juízo final onde Jesus é o nosso advogado.