terça-feira, 9 de agosto de 2011

DÁ-ME O TEU CORAÇÃO

9 de Agosto

"Dá-Me, filho Meu, o teu coração, e os teus olhos se agradem dos Meus caminhos." Provérbios 23:26

Um dos mais dignos gestos que qualquer ser humano pode praticar é o acto de 'dar'. O dar demonstra amor e interesse pela pessoa que passa a ser objecto da doação. Dar é desprendimento e desapego ao egoísmo. Creio que foi por isso que o sábio Salomão escreveu o apelo que nos vem de Deus: "Dá-Me, filho Meu, o teu coração."
Deus pede o nosso coração porque ele representa as nossas afeições e sentimentos que devem ser administrados por aquilo que de mais precioso Deus nos legou: o nosso intelecto. Assim, como seres racionais e inteligentes, é bom lembrar que Deus não está a pedir nenhuma coisa que Ele mesmo não seria capaz de fazer. Aliás, é no gesto magnânimo de Deus que encontramos a maior inspiração para Lhe dar o nosso coração. No mais querido verso bíblico, está registada a expressão máxima do amor divino:
"Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o Seu Filho unigénito, para que todo o que n'Ele crê não pereça, mas tenha a vida eterna." João 3:16.
Será que entendemos toda a profundidade e extensão do amor divino? Creio que qualquer pai ou mãe, que ao longo da vida tem dedicado tudo ao bem de um filho, pode compreender o que significou para Deus suportar as angústias, a humilhação e a morte sacrifical do Seu Filho Jesus.
Lembro-me de uma notícia que correu o mundo e emocionou toda a gente há uns tempos. Um edifício estava em chamas. Acima dos andares onde havia o fogo encontrava-se uma criança isolada. O pai, no edifício ao lado, andava desesperado de um lado para o outro. Os recursos para o salvamento demoravam a chegar e o fogo alastrava-se rapidamente. O amor paterno falou mais alto do que os riscos e perigos, e o pai aflito procurou a janela que mais se aproximava do edifício em chamas. Estendendo-se no vazio entre os dois edifícios, o pai fez do seu corpo uma ponte através da qual o seu filho foi salvo.
Jesus é a ponte segura através da qual todos os filhos de Deus têm acesso à vida. Deus só pede uma coisa: "Dá-Me, filho Meu, o teu coração e os teus olhos se agradem dos Meus caminhos." Provérbios 23:26.