segunda-feira, 8 de agosto de 2011

DESPERDÍCIO

8 de Agosto

"Todos comeram e se fartaram; e, do que sobejou recolheram sete cestos cheios." Mateus 15:37

Numa viagem de automóvel fomos, durante algum tempo, atrás de uma comioneta, com a caixa coberta por uma grande lona. Quando nos aproximámos, percebemos que, pelo canto da caixa, caía o cereal. O camionista, quando se apercebeu, talvez tenha pensado: "Isto não é nada, é tão pouco, apenas alguns grãos!" Num rápido cálculo, chegámos à conclusão de que, se em cada minuto ele perdesse apenas 200 gramas, perderia 12 quilos por hora; e durante uma viagem de 5 horas perderia pelo menos 60 quilos.
Sabia que, em média, de tudo o que se produz no Brasil - entre colheita, transporte, armazenamento, manufactura e embalagem, para que o produto chegue aos supermercados - se perde cerca de 30%? Só o que perdemos, daria para alimentar quase todos os necessitados que existem no nosso país; no entanto, é desperdiçado.
Evitar o desperdício é uma questão de educação, e que deve ser orientado desde o berço. Torneiras a pingar, luzes acesas desnecessariamente, são coisas muito simples e comuns, mas que são o ponto de partida na educação. Ao longo da vida, o desperdício também tem que ser encarado quando temos de tomar decisões entre escolher ler um bom livro, estudar as lições da escola ou ir jogar e assitir a um filme.
É claro que todos necessitamos de ter os nossos momentos de descontracção, de lazer e de exercício físico, mas quando desperdiçamos o tempo e a vida, deixando escapar momentos preciosos que poderiam ser aproveitados para o benefício do nosso próprio crescimento, estamos a deixar passar uma oportunidade que jamais voltará.
O professor Sikberto R. Marks, no seu livro Ruptura da Mente, na página 40, escreveu o seguinte: "Cada dia perdido por falta de crescimento intelectual aumenta a diferença entre o que somos e o que poderíamos ser."
Para não nos lamentarmos amanhã pela falta de sorte, não desperdicemos nada de tudo aquilo que Deus nos dá hoje, quer sejam bens, alimento, água, tempo, vida ou oportunidades. O exemplo de Jesus na multiplicação dos pães é muito convincente.