segunda-feira, 15 de agosto de 2011

SALÁRIO NUM SACO FURADO

15 de Agosto

"Ora, pois, assim diz o Senhor dos Exércitos: Considerai o vosso passado. Tendes semeado muito e recolhido pouco; comeis, mas não chega para vos fartar; bebeis, mas não dá para vos saciar; vestis-vos, mas ninguém se aquece; e o que recebe salário, recebe-o para o pôr num saco furado." Ageu 1:5, 6

É interessante reflectir sobre o facto de encontrarmos pessoas que, embora tenham um excepcional rendimento financeiro, vivem no meio de uma angústia constante. Estão sempre com falta de dinheiro, e toda a vida é consumida na corrida frenética atrás de mais e melhores rendimentos.
São pessoas apressadas, angustiadas. Não têm tempo para se dedicarem às famílias, à religião, ao próximo, e muito menos às coisas comuns como recreação, música, passeios e viagens. Os seus rendimentos financeiros parecem estar num saco furado; por isso, são escravos de si mesmos.
Por outro lado, há pessoas equilibradas e sensatas que, tendo ou não um grande rendimento, sabem administrar as suas economias com sabedoria. Não se deixam influenciar pelas miragens das propagandas que, em vez de conduzirem à economia, só aumentam os encargos e avolumam as despesas. Os seus objectivos são estudados e estabelecidos em conformidade com os seus princípios de fé e sob a aprovação divina; por isso, são sensatos.
Estes também incluem nos seus planos financeiros o apoio aos necessitados ao seu redor e não se esquecem da sua primeira, e maior responsabilidade, para com Aquele que lhes dá saúde, energia, disposição e vida. E com alegria devolvem-lhe a parcela de 10%, através do dízimo de tudo o que lhes chega às mãos pelas bênçãos que recebem de Deus. Estes não se deixam dominar pela ansiedade. Há paz e confiança no coração, tanto para a vida presente como para o futuro.
Faz-nos bem mergulhar fundo na nossa própria consciência e perguntar: A que grupo de pessoas tenho pertencido? Recebo os meus rendimentos num saco furado? Sinto-me seguro e feliz seguindo os planos divinos para a minha vida? Tenho sido fiel tanto nas pequenas como nas grandes coisas?
Que coloquemos Deus em primeiro lugar. Que O reconheçamos como o Soberano e Doador de tudo o que temos e somos. Então, teremos a segurança e a paz que coisa alguma desta vida nos poderá tirar.