sexta-feira, 12 de agosto de 2011

ENTREGA O TEU CAMINHO AO SENHOR

12 de Agosto

"Entrega o teu caminho ao Senhor, confia n'Ele e o mais Ele fará." Salmo 37:5

Cada vez que me sento para escrever um texto de devoção para um novo dia, um sentimento misto de alegria e de preocupação invade o meu coração. Sei que um público bem diversificado vai entrar em contacto com a mensagem. Alguns são cultos, outros com bem poucos estudos. Alguns são ricos, outros são pobres. Alguns estão a viver momentos de euforia, por vitórias alcançadas ou bênçãos recebidas. Outros, pelo contrário, enfrentam momentos de profunda dor e sofrimento. Pode ter sido a perda de um ente querido, vítima de alguma doença ou até de violência.
Há outros que suportam aquelas dores profundas da alma, que magoam e ferem o coração, e mesmo quando sanadas deixam cicatrizes profundas e marcantes. Refiro-me às mágoas das discórdias, das brigas, das contendas e das separações.
Esta mensagem deve chegar a cada coração como um bálsamo para renovar as forças, revitalizar a fé e fortalecer a esperança.
À distância, sem poder ver os seus olhos e ouvir a sua voz, não posso adivinhar se do fundo do seu coração está a subir para Deus o cheiro suave do perfume da gratidão por bênçãos que se transformaram em alegria. Ou, se nesta hora, o seu coração destila o fel amargo das tristezas e das dores que enfrenta. Eu nada sei. Mas há Alguém que sabe tudo. Jesus sabe e entende o seu coração. Ele entende de alegria e de tristeza. Ele entende de saúde e de vida, porque Ele é o doador da vida. Ele entende de sofrimento e até de morte. Ele já passou por esse caminho antes de nós.
Então, não fique a martirizar-se e perguntando a si mesmo: "O que fiz de errado?" Confie o seu passado às mãos de Jesus. Se cometeu erros (e quem não os cometeu?), confesse-os e peça perdão a Deus. E quanto ao seu presente e ao seu futuro, siga a orientação de David: "Ponha a sua vida nas mãos do Deus Eterno, confie n'Ele e Ele o ajudará." Salmo 37:5, BLH.
Vamos sintetizar o que já dissemos: Tem alegria e gratidão no seu coração? Então, conte isso a Deus e cante-Lhe hinos de louvor e gratidão. Tem tristeza, angústias e dores? Abra o seu coração a Jesus. Ele é o seu melhor amigo. Ele compreende toda a angústia da sua alma, "confie n'Ele, e Ele o ajudará."

BLH = A Bíblia na Linguagem de Hoje