sábado, 13 de agosto de 2011

TENDE PAZ COM TODOS

13 de Agosto

"Não torneis a ninguém mal por mal; esforçai-vos por fazer o bem perante todos os homens; se possível, quanto depender de vós, tende paz com todos os homens." Romanos 12:17, 18

O cristão tem o dever de praticar actos de bondade que promovam a paz. Sempre que leio a mensagem de Paulo, que é o texto de reflexão para hoje, vem-me à lembrança o exemplo da minha saudosa mãe. Ela era uma pacificadora.
Éramos uma família grande que vivia no interior. Além de cuidar da casa, incluindo a alimentação e roupa para todos, ainda encontrava tempo para ajudar a aumentar a renda familiar, costurando, fazendo doces e, durante algum tempo, lavando roupa. Sendo super-atarefada, podia-se esperar que vivesse sempre com os nervos à flor da pele no meio dos muitos filhos e sobrinhos que viviam com a família. Mas não era assim. O seu espírito calmo, conciliador, contrastava com os seus pés e mãos que eram bem ágeis.
As suas atitudes não eram apenas de pôr panos quentes nos problemas e nas brigas que surgiam. Não! Ela era uma pacificadora. Mas o que é, e o que faz um pacificador?
Ninguém pode dar aos outros aquilo que não tem. O pacificador precisa de ter paz no seu próprio coração. Precisa de estar em paz com Deus e com os seus semelhantes, vivendo em harmonia com os ditames da palavra de Deus. A Bíblia Sagrada deve ser o seu querido livro de inspiração para a vida e a fonte para saciar a sua sede, tanto da justiça como da misericórdia. E então, estará apto para ser um pacificador. Poderá agir no lar e na sociedade como a extensão do amor de Deus entre os homens, para promover o ministério da reconciliação.
Ser pacificador não é uma tarefa fácil. Exige resignação, esforço, e até sacrifício. Não foi assim com Jesus, o maior pacificador? Ao seguirmos o Seu exemplo, poderemos também ser injuriados e mal compreendidos por aqueles que falam em 'lavar a honra' ou coisas semelhantes. Não nos incomodemos com estes; o nosso dever é promover a paz. Jesus disse: "Bem-aventurados os pacificadores, porque serão chamados filhos de Deus." Mateus 5:9. Muitas alegrias estão reservadas aos pacificadores. Pode haver algo mais gratificante do que ser chamado filho de Deus?