domingo, 14 de agosto de 2011

GOSTAR DAS PESSOAS

14 de Agosto

"Se o que te aborrece tiver fome, dá-lhe pão para comer; se tiver sede, dá-lhe água para beber; porque assim amontoarás brasas vivas sobre a tua cabeça, e o Senhor te retribuirá." Provérbios 25:21, 22

Não existem em todo o Universo duas pessoas exactamente iguais. Temos fisionomia, voz, olhos, gostos, pensamentos e personalidades diferentes. Porém, todas essas diferenças jamais deveriam servir de pretexto para afirmarmos que não gostamos desta ou daquela pessoa.
Para o cristão, gostar de alguém é mais do que um sentimento: é um dever. O acto de gostar não é comandado pelo sentimento, mas sim pela razão. O cristão gosta e ama o seu próximo por uma questão de princípio.
Sabemos que para gostar de alguém, temos que retirar o egoísmo entronizado no coração. Então, com paciência e perseverança, vamos eliminando todos os pontos de fricção que porventura existam entre a nossa maneira de ser e de pensar, e a maneira de ser e de pensar do nosso semelhante. Norman Vicente Peal, ao recomendar que deveríamos exercitar constantemente o gostar das pessoas, cita o exemplo de Will Rogers, que disse: "Jamais conheci um homem de quem não gostasse" - e completa: "Tente ser assim".
Se por acaso tem alguém que você acha que não tem merecido o seu amor, tornando-se para si uma persona non grata - não importa se essa pessoa é da sua família, do seu trabalho, da sua escola, da sua rua ou da sua igreja - tente iniciar uma nova página de actos de amor na sua vida cristã.
É claro que a primeira atitude a ser tomada é pedir a ajuda de Deus. Depois, mudar o prisma através do qual olhávamos para a pessoa de quem não gostávamos. Agora, tentaremos ver as suas qualidades e virtudes e não mais os seus defeitos. E, então, um ponto dos mais importantes: ao tratarmos com terceiros, se não pudermos falar bem daquela pessoa, também não falaremos mal.
Por fim, não como represália ou vingança, mas como acto de amor sincero e verdadeiro, aplicaremos na prática o princípio implícito de Provérbios 25:21 e 22: "Se o que te aborrece tiver fome, dá-lhe pão para comer; se tiver sede, dá-lhe água para beber, porque assim amontoarás brasas sobre a sua cabeça e o Senhor te retribuirá."