sábado, 20 de agosto de 2011

FADIGA E REPOUSO

20 de Agosto

"Mas o sétimo dia é o Sabado do Senhor, teu Deus; não farás nenhum trabalho." Êxodo 20:10

Num desses dias, enquanto o vento rugia e as nuvens escuras se aproximavam prenunciando a chegada de uma tempestade, acomodei-me no sofá e, por curiosidade, peguei num volume do Tesouro da Juventude. Concentrei a minha atenção, no Livro dos Porquês, num subtítulo que dizia: 'O ferro pode fatigar-se?'.
Dizia que não apenas o ferro se pode fatigar, como também o aço preparado com a sua mais refinada têmpera. A palavra para descrever a fadiga dos metais é a mesma que também usamos quando nos cansamos: fadiga. É por isso que há uma exigência estabelecida pelas fábricas de aviões, por exemplo, para que periodicamente cada aparelho passe por uma revisão completa. As partes metálicas, que estiverem fatigadas, deverão ser substituídas para não comprometerem o bom desempenho de todo o aparelho.
Assim como os metais, nós também nos fatigamos. Foi por saber disso que o nosso Criador, na Sua infinita sabedoria, estabeleceu um plano para a recuperação do cansaço e da fadiga, logo desde o princípio. Aliás, Ele colocou esse plano dentro da Sua lei eterna, onde o quarto mandamento diz:
"Lembra-te do dia de sábado, para o santificar. Seis dias trabalharás e farás toda a tua obra. Mas o sétimo dia é o sábado do Senhor, teu Deus; não farás nenhum trabalho, nem tu, nem o teu filho, nem a tua filha, nem o teu servo, nem a tua serva, nem o teu animal, nem o teu forasteiro das tuas portas para dentro; porque, em seis dias, fez o Senhor os céus e a terra, o mar e tudo o que neles há e, ao sétimo dia, descansou; por isso, o Senhor abençoou o dia de sábado e o santificou." Êxodo 20:8-11.
Lembre-se: descansar no dia escolhido por Deus, o Sábado, traz-nos um duplo benefício. A recuperação física das fadigas e dos embates da semana; e a alegria que transborda do nosso coração pela satisfação de cumprir o que Deus estabeleceu. Ao comungarmos com Deus nesse dia, descobrimos porque é que ele foi abençoado e santificado; e há algo indescritível que ocorre na nossa alma que não acontece nos outros dias. É muito bom e agradável observar o Sábado como dia de repouso!