sexta-feira, 19 de agosto de 2011

MULHER VIRTUOSA

19 de Agosto

"Mulher virtuosa, quem a achará? O seu valor muito excede o de finas jóias." Provérbios 31:10

Salomão foi reconhecido como um homem de inteligência rara. Os seus provérbios, cheios de sabedoria, passaram a fazer parte do texto bíblico e são prova, não apenas dos seus conhecimentos, como também da inspiração divina ao emitir os seus preceitos e conselhos para a vida.
No final de Provérbios, no capítulo 31, a partir do verso 10, encontramos algumas palavras sobre a mulher virtuosa. É claro que as comparações são feitas tendo em vista a vida e os costumes dos seus dias, porém, a sua mensagem aplica-se às mulheres de hoje. Leia na Bíblia na Linguagem de Hoje:

"Como é difícil encontrar uma boa esposa! Ela vale mais do que pedras preciosas! O seu marido confia nela e nunca ficará pobre. Em todos os dias da sua vida, ela só lhe faz o bem e nunca o mal. Está sempre ocupada, fazendo roupas de lã e linho.
"De lugares distantes ela traz comida para casa, como fazem os navios que carregam mercadorias. Ela se levanta de madrugada para preparar comida para a família e para dar ordens às empregadas.
"Examina e compra uma propriedade com o dinheiro que ganhou e faz nela uma plantação de uvas. É esforçada, forte e trabalhadora. Conhece o valor de tudo o que faz e trabalha até tarde da noite. Ela prepara fios de lã e de linho para tecer as suas próprias roupas. Ajuda os pobres e os necessitados.
"Quando faz muito frio, ela não se preocupa, porque a sua família tem agasalhos para vestir. Faz cobertas e usa roupas de linho e de outros tecidos finos.
"O seu marido é estimado por todos - é um dos principais cidadãos do lugar. Ela faz roupas e cintos para vender aos comerciantes. É forte, respeitada e não tem medo do futuro.
"Fala com sabedoria e delicadeza. Ela nunca tem preguiça e está sempre cuidando da sua família. Os seus filhos a respeitam e falam bem dela, e o seu marido a elogia. Ele diz: 'Muitas mulheres são boas esposas, mas você é a melhor de todas.'
"A formosura é uma ilusão, e a beleza acaba, mas a mulher que teme ao Deus Eterno será elogiada. Dêem a ela o que merece por tudo o que faz, e que seja elogiada por todos."