quinta-feira, 25 de agosto de 2011

SE FALTAR LUZ...

25 de Agosto

"Lâmpada para os meus pés é a Tua palavra e luz, para os meus caminhos." Salmo 119:105

Certa ocasião, estávamos numa reunião, quando recebemos a notificação da Defesa Civil de que muito provavelmente a região onde estávamos seria assolada por um forte vendaval e que deveríamos estar prevenidos. Logo a seguir, o administrador da instituição onde estávamos deu-nos diversas orientações sobre os procedimentos que deveríamos ter, caso o vendaval viesse e avariasse especialmente o fornecimento de energia eléctrica.
Um dos coordenadores da programação, que estava ao meu lado, virou-se para mim e disse-me baixinho: "Se faltar luz, estaremos perdidos!"
Depois daquela exclamação fiquei a pensar: "Sem luz, estaremos perdidos! Como somos tão dependentes da energia eléctrica, da luz!"
Foi por causa disso que o salmista David, mesmo vivendo num tempo em que não havia luz eléctrica (quando a luz artificial era de lamparinas ou tochas que queimavam óleo), escreveu as palavras do Salmo 119:105: "Lâmpada para os meus pés é a Tua palavra, e luz para os meus caminhos."
Nesse verso o salmista David compara a Palavra de Deus à lâmpada, à luz. Assim, permita-me parafrasear a exclamação daquele coordenador do programa e dizer: "Se não tivermos luz, estaremos perdidos!"
No mundo como um todo, a luz significa vida. É a vida das plantas e dos animais e, consequentemente, de todos os seres humanos. No entanto, embora quando bem alimentados, possamos viver 70, 80 e alguns até à volta de 100 anos, o facto é que a nossa vida é limitada pela morte. É aí que brilha a luz da esperança da Palavra de Deus. Ela ilumina o caminho para solucionar o problema da morte; ou, melhor dizendo, da vida de qualquer homem ou mulher.
Certa ocasião Jesus disse: "Eu sou o caminho, a verdade, e a vida." João 14:6. E noutra ocasião completou: "Examinais as Escrituras, porque julgais ter nelas a vida eterna, e são elas mesmas que testificam de Mim." João 5:39. Temos aí duas verdades que convergem para um único ponto focal: Jesus é o caminho, a verdade e a vida; e a Bíblia Sagrada é a Sua revelação para todos nós.
Não permitamos que a escuridão do mundo ofusque o brilho da luz da Palavra de Deus na nossa vida.