terça-feira, 23 de agosto de 2011

O DUPLO FIO DE OURO

23 de Agosto

"Porque pela graça sois salvos, mediante a fé; e isto não vem de vós; é dom de Deus." Efésios 2:8

Quando eu era estudante, tive a oportunidade de fazer um pequeno e prático curso de encadernação. Aprendi a recuperar livros velhos, dando-lhes consistência, capa e aparência de novos. Um dos pontos importantes no trabalho de recuperação de um livro é usar uma boa linha para coser firmemente os pequenos blocos de páginas que formam os cadernos dos livros.
A Bíblia Sagrada é um livro antigo, traduzido e impresso aos milhões. A verdade é que esses livros, apresentados em encadernações de luxo ou em brochuras simples, com o decorrer do tempo envelhecem e degeneram-se. No entanto, a mensagem contida na Bíblia permanece sempre nova e actual. Diria que, quanto mais o tempo passa, mais actual se torna a sua mensagem. A Bíblia não envelhece. Ela continua a ser o ânimo, o alento e a alegria para os jovens; a esperança para os idosos; o conforto para os tristes; o livro de cânticos e de gratidão para os alegres e felizes.
Qual o segredo e a força desse livro extraordinário, que passou pelos séculos e tem sido tão amado e odiado; que enfrentou os ferrolhos de prisões, as chamas de fogueiras, a crítica dos que se diziam sábios e o desdém dos cépticos?
Primeiro ponto: "Pois nenhuma mensagem profética veio da vontade humana, mas as pessoas eram guiadas pelo Espírito Santo quando anunciavam a mensagem que vinha de Deus." II Pedro 1:21 (BHL). A Bíblia é divinamente inspirada.
Segundo ponto: Há um fio condutor de ouro que une firmemente todos os cadernos do livro Divino, mantendo-o firme, coeso e belo. Esse duplo fio de ouro, que se apresenta entrelaçado nas mensagens bíblicas, é composto pela graça de Cristo e a fé. Ambos formam a maior riqueza que um ser humano pode receber do Céu.
O amor de Deus não pôde ver o homem afastado de Si por causa do pecado. Providenciou o Seu Filho, Jesus Cristo, para reconciliar o homem connosco. A graça de Cristo é o dom imerecido que Deus nos oferece para a nossa salvação, se a aceitarmos pela fé.

BHL = A Bíblia na Linguagem de Hoje