domingo, 28 de agosto de 2011

PREDESTINADOS OU LIVRES?

28 de Agosto

"Assim como nos escolheu, n'Ele, antes da fundação do mundo, para sermos santos e irrepreensíveis perante Ele; e em amor nos predestinou para Ele, para a adopção de filhos, por meio de Jesus Cristo, segundo o beneplácito de Sua vontade." Efésios 1:4, 5

Muitas vezes, depois de ouvirmos falar sobre uma tragédia, ou doença que levou alguém a difíceis sofrimentos e à morte, há pessoas que expressam, resignadamente, frases do género: "Deus quis assim", "Foi a vontade de Deus", "Era o dia dele" ou coisas semelhantes.
Estas expressões são pronunciadas sem que as pessoas reflictam sequer sobre o seu verdadeiro significado. As ideias básicas que elas reflectem são: Deus dirige todas as coisas, segundo a Sua vontade, determinando a rota da vida de cada um de nós, como se fôssemos robôs. Inclusive, Ele determina a maneira e até o dia em que cada ser humano deve morrer.
Embora, aparentemente, essa ideia possa parecer ter fundamento pelo facto de Deus ser soberano e todo-poderoso, na realidade entra em conflito com outros atributos divinos como o amor, a bondade e, sobretudo, com o grande dom que Deus nos concedeu, que é o livre arbítrio.
Livre arbítrio é a liberdade que Deus nos concede de escolhermos os pensamentos e os actos que desejarmos. Só que a liberdade que nos é concedida é a liberdade com responsabilidade. Por outras palavras, os nossos actos terão sempre consequências correspondentes. Colhemos exactamente o que semeamos.
Deus não predestina uma pessoa para ter problemas de coração. Mas se ao longo da vida ela exagerar na ingestão de comidas gordurosas, ou se viveu constantemente sob tensão e stress, inevitavelmente vai ter problemas de coração. Deus não determinou isso, foi a escolha da pessoa.
Deus estabeleceu as leis naturais e morais para o nosso bem. E, ao obedecermos a essas leis, somos beneficiados com saúde e bem-estar físico, moral e espiritual. Por outro lado, quando as transgredimos, colhemos os frutos correspondentes.
Há um ponto importantíssimo para o qual somos todos escolhidos e predestinados: "Para a adopção de filhos, por meio de Jesus Cristo." Somos predestinados para sermos salvos por Jesus Cristo. Mas nisto também Deus nos dá liberdade de escolha: Se quisermos.