sexta-feira, 26 de agosto de 2011

RECIPROCIDADE

26 de Agosto

"Tudo quanto, pois, quereis que os homens vos façam, assim fazei-o vós também a eles; porque esta é a lei e os profetas." Mateus 7:12

Em tempos passados, estudávamos a nossa língua, e estudávamos as fábulas. La Fontaine, por exemplo, enunciou uma fábula que é uma óptima orientação para o bem-estar da nossa vida e para um bom relacionamento com as pessoas com quem convivemos.
Certo dia, diz La Fontaine, um majestoso leão estava a dormir ao sol. Acordou quando sentiu que alguma coisa lhe fazia cócegas na pata. Olhou para trás e viu um pequeno rato. Já tinha erguido a pata para o esmagar quando o ratinho exclamou: "Não me mates! Quem sabe se um dia ainda te poderei ajudar."
O leão achou graça à exclamação e ao pedido do rato, e como estava bem farto e de bom humor, deixou o ratinho partir. Algum tempo depois, andando pela floresta, o leão acabou por ficar preso na rede de um caçador. Desesperado e rugindo, não conseguiu livrar-se. Foi quando surgiu o ratinho. Diligente, activo e rápido pôs-se a roer as cordas da rede, até que o leão se viu livre.
A lição da fábula de La Fontaine é mais do que óbvia. Uma vez que desejamos que as pessoas só pratiquem boas acções em nosso favor, de igual modo devemos praticar unicamente boas e nobres acções em favor dos outros.
Este é o princípio da reciprocidade. Todo o bem que desejo para mim, devo primeiramente fazer em favor dos outros. Foi exactamente esse conceito que Jesus expressou no Sermão do Monte: "Tudo quanto, pois, quereis que os homens vos façam, assim fazei-o vós também a eles; porque esta é a lei e os profetas." Mateus 7:12.
Ah, como os nosso lares e a nossa vida, como um todo, seriam diferentes se esta regra, tão simples, fosse aplicada nos nossos relacionamentos familiares, sociais ou profissionais! Não tenho dúvida de que o nosso lar, a igreja, a sociedade e o mundo seriam inegavelmente melhores. O egoísmo e a ganância cederiam o lugar ao amor, à bondade e ao desprendimento. Haveria mais cortesia, mais compreensão.