sábado, 27 de agosto de 2011

A ROUPA COMO TESTEMUNHO

27 de Agosto

"Portanto, quer comais, quer bebais ou façais outra coisa qualquer, fazei tudo para a glória de Deus." I Coríntios 10:31

Dentro da expressão de Paulo 'outra coisa qualquer', queremos na meditação de hoje tratar da questão de como glorificar Deus através da nossa aparência exterior; ou seja, pelo vestuário.
Eis aqui um assunto simples e ao mesmo tempo complicado. Envolve, além das questões como beleza, estética e gosto - que são coisas simples e naturais - outras que são difíceis de ser entendidas e até analisadas, como a vaidade, o egoísmo e a inveja.
A pessoa que deseja ser testemunha de Cristo e glorificar o nome de Deus procurará, através da sua aparência, demonstrar toda a beleza do carácter de Cristo. Para tanto, praticará o bom gosto (de acordo com as suas possibilidades), procurando não dar lugar à vaidade, ao egoísmo e à inveja no seu coração. Aliás, procurará apresentar-se de tal forma que, em vez de chamar a atenção dos outros para a sua aparência, mostrará a todos a pessoa em que se tornou com a presença de Jesus no coração.
Uma jovem senhora andava pelas ruas movimentadas de uma grande cidade, quando percebeu que estava a ser perseguida por um homem que parecia não ter boas intenções. Apressou o passo e tentou distanciar-se rapidamente daquele que a perseguia. Não foi possível. Ele andava mais rápido do que ela. Ela então mudou de estratégia. Entrou numa loja e permaneceu ali como se estivesse a fazer alguma compra. Passado um bom bocado, não vendo mais o cavalheiro, seguiu o seu caminho.
A sua tranquilidade durou pouco. Logo que dobrou a primeira esquina, percebeu que ele vinha, a poucos passos, atrás dela. Então, enchendo-se de força interior, a senhora parou, virou-se para o cavalheiro que a perseguia e, olhando firmemente nos seus olhos, disse-lhe:
- Olhe aqui, eu não sou aquilo que o senhor pensa.
Foi então que ela, que pensava ser uma boa testemunha de Cristo, ouviu daquele homem uma resposta que jamais imaginava ouvir.
- Se não é o que eu penso, porque é que se veste como se fosse?
Disse um estilista: "A pessoa mal vestida mostra a roupa que usa; enquanto que a bem vestida mostra a pessoa que é." Paulo vai além, e diz que o cristão glorifica a Deus.