terça-feira, 30 de agosto de 2011

ESCOLHAS SÁBIAS

30 de Agosto

"Os céus e a terra tomo, hoje, por testemunhas contra ti, que te propus a vida e a morte, a bênção e a maldição; escolhe, pois, a vida, para que vivas, tu e a tua descendência." Deuteronómio 30:19

O dia prometia ser lindo. O Sol despontava com todo o seu esplendor e nenhuma nuvem manchava o anil do céu. O cenário era todo propício para o programa do dia: escalar o Pico das Agulhas Negras, no Estado do Rio de Janeiro. Entre os jovens havia muita expectativa quanto ao trajecto, à subida, e à paisagem que haveria de se desdobrar diante dos nossos olhos.
A subida não foi fácil, mas os esforços foram compensados por tudo aquilo que através da retina conseguimos armazenar na nossa mente. Entretanto, não foi a beleza da paisagem que mais nos impressionou. A certa altura da escalada, ao passarmos por um lugar, pudemos divisar à esquerda o vale, cujas águas se encaminham para o sul. Naquele instante, um professor que nos acompanhava fez-nos parar e ministrou-nos uma preciosa lição.
Disse ele: "Vejam: se dois pingos de chuva descerem juntos, e se neste lugar um deles se juntar a outros que se estiverem a encaminhar para o vale à direita, irão formar um curso de água e rumarão para o norte. Porém, se o outro pingo descer do outro lado, acabará por ir para o sul, num rumo exactamente oposto ao outro."
Quantas e quantas vezes essa experiência se tem dado com os seres humanos. Isso tem ocorrido e pode ocorrer não apenas longe de nós, mas, por vezes, até nas nossas próprias famílias. Duas pessoas, nascidas no mesmo lar, com as mesmas oportunidades de educação e de ensino: uma torna-se nobre, digna, útil à família e fiel a Deus; a outra, num rumo oposto, segue os caminhos da apostasia e anda pelas sendas dos vícios, das drogas e, por vezes, até dos crimes.
Porque é que isto tem acontecido? É simples. O rumo da nossa vida é determinado não apenas pelos conhecimentos que aquirimos no lar e na escola e pelas influências que recebemos, mas, também, pela soma geral das decisões que tomamos ao longo de toda a vida. É da soma de todas essas coisas que acabamos por determinar o carácter que teremos.
Assim, o futuro de cada um não é uma questão de sorte ou de dinheiro. É determinado pelas escolhas sábias ou néscias que são feitas.