quinta-feira, 1 de setembro de 2011

ESPERAR COM PACIÊNCIA

1 de Setembro

"Sede, pois, irmãos, pacientes, até à vinda do Senhor. Eis que o lavrador aguarda com paciência o precioso fruto da terra, até receber as primeiras e as últimas chuvas." Tiago 5:7

Para muitos, esperar com paciência não é coisa fácil. Desde pequenos revelamos, e às vezes de forma barulhenta, toda a nossa impaciência. No entanto toda a Natureza está repleta de ensinamentos sobre a paciência e a necessidade de se esperar e confiar na direcção divina para que as coisas aconteçam de forma completa e no devido tempo.
Não podemos interferir para que a noite se transforme em dia, ou que o dia se torne noite de um instante para o outro. De nada adianta ficar nervoso e impaciente. Bom mesmo é deliciar-se em observações, para ver os matizes do céu e das nuvens, enquanto a paisagem se vai transformando lentamente em dia e em noite.
Na vida quotidiana as coisas também são assim. Temos que aprender a esperar com confiança em Deus. Foi por isso que o salmista David escreveu: "Espera pelo Senhor, tem bom ânimo, e fortifique-se o teu coração; espera, pois, pelo Senhor." Salmo 27:14.
Tiago recomenda-nos que sejamos pacientes, até à vinda do Senhor. Esse conselho é importantíssimo para toda a geração de crentes dos nossos dias. As circunstâncias que nos cercam no mundo político, no terreno social, no mundo económico, e também dentro da própria igreja, por vezes leva-nos a ficar corados e a permitir que as hormonas da ira entrem no nosso sangue, fazendo aflorar a impaciência. Mas, nessas horas, a fé precisa de prevalecer e conduzir-nos ao exercício da paciência.
Lembro-me como se fosse hoje. Estava numa agradável conversa com o meu saudoso pai. A certa altura, provoquei-o com a seguinte pergunta: "Pai, como adventista há tantos anos, sempre a pregar e a falar sobre a volta de Jesus, não está cansado de esperar?" Naquele instante, vi nos olhos e na face do meu pai um brilho inconfundível, quando disse: "Filho, se antes eu aguardava a volta de Jesus com entusiasmo, agora espero-O com dupla expectativa. Primeiro: os acontecimentos do mundo mostram que a vinda de Jesus está próxima. Segundo: Eu estou com idade avançada e para mim a espera poderá ser apenas um fechar e abrir de olhos."
"Fé é a vitória", diz este querido hino. Vitória na espera e na paciência.