quarta-feira, 31 de agosto de 2011

ESPÍRITO DA SEGUNDA MILHA

31 de Agosto

"Se alguém te obrigar a andar uma milha, vai com ele duas. Dá a quem te pede e não voltes as costas ao que deseja que lhe emprestes." Mateus 5:41

No registo das orientações dadas por Jesus no Sermão da Montanha, temos cinco versos (Mateus 5:38-42), dedicados à análise da vingança. Ali, Jesus, o Mestre da bondade, recomenda uma nova era de relacionamento entre as pessoas. Ele inicia dizendo que, se antes, tudo era na base do 'olho por olho e dente por dente', agora, imperando o amor ao próximo, deveria ser: "Se alguém te ferir na face direita, oferece-lhe também a outra."
O facto de Jesus ter dado essas orientações aos Seus discípulos e, por conseguinte, também a nós, não significa que os cristãos devem ser condescendentes com os erros e com a desobediência a Deus. O exemplo da vida de Jesus esclarece muito bem como Deus espera que procedamos nas diversas situações da vida. Quando Ele foi injuriado, maltratado e até crucificado, a Sua reacção foi: "Pai, perdoa-lhes, porque não sabem o que fazem"; mas, quando encontrou o templo contaminado pelos vendilhões que comercializavam a fé dos ingénuos e dos sinceros adoradores, valeu-Se da Sua autoridade e com um azorrague na mão, expulsou os vendedores e cambistas. "E, disse-lhes: Está escrito: a Minha casa será chamada casa de oração, porém a transformais em covil de salteadores." Mateus 21:3.
O zelo de Jesus pelo templo foi manifestado através da Sua autoridade, mas sem violência. O azorrague que Jesus levou na Sua mão, mas que não é registado que tenha feito uso dele, era apenas o símbolo material da Sua autoridade, pois a Sua autoridade real vinha do Seu carácter. Assim também, Deus espera que, como cristãos, tenhamos autoridade e que sejamos firmes na defesa da nossa fé.
Por outro lado, Ele também espera que na nossa vida saibamos aplicar o princípio da 'outra face' e da 'segunda milha' que é o princípio da 'não violência' e da 'operosidade'. Nesse princípio estão incluídos, além da paciência e da tolerância para com aqueles que nos consideram adversários, a dedicação, o esforço e o esmero em todas as acções dos cristãos. O espírito da segunda milha inspira-nos a fazer tudo sempre melhor do que nos foi solicitado.
Henry Ford disse: "Há dois tipos de pessoas que não interessam à empresa: os que não fazem o que se lhes manda e os que só fazem o que se lhes manda."
Parafraseando Ford, diria de forma um pouco diferente: Há dois tipos de pessoas que Jesus espera que mudem de atitude - os que não fazem o que Ele manda e os que só fazem o que Ele manda.