terça-feira, 6 de setembro de 2011

DE VOLTA À HARMONIA UNIVERSAL

6 de Setembro

E, assim, se alguém está em Cristo, é nova criatura; as coisas antigas já passaram; eis que se fizeram novas." II Coríntios 5:17

Sempre que olho para o firmamento e contemplo a vastidão do espaço sideral, penso no número sem-fim de estrelas, sóis, planetas e cometas. Então ponho-me a meditar sobre a precisão com que cada corpo celeste segue a sua órbita em obediência às leis físicas que o rege; fico a imaginar a tremenda diferença entre os corpos celestes e os seres humanos.
Deus dotou-nos de alguns dons extraordinários que os seres inanimados não têm. Possuímos inteligência, e uma capacidade fantástica de raciocínio. Temos, também, o dom da comunicação de que fazemos uso através da voz, dos gestos e também da escrita, e, coroando os privilégios de que somos dotados, Deus conferiu-nos o livre arbítrio.
Deus esperava que o homem fizesse uso desses dons com a sabedoria que lhe havia conferido. Por outras palavras, Deus esperava que dentro dos limites do bem e da ordem moral, por Ele estabelecidos, o homem extravasasse a sua imaginação e inteligência para expandir os seus conhecimentos e os transformasse em actos em favor de si mesmo e dos seus semelhantes.
Porém, com que tristeza o Criador viu que o homem não soube fazer bom uso da liberdade, do livre arbítrio. Em vez dos seus actos serem orientados para a ordem, a harmonia e a obediência, foram desviados para a falsa independência, que na realidade revelou ser a escravidão do pecado. "Portanto, assim como por um só homem entrou o pecado no mundo, e pelo pecado, a morte, assim também a morte passou a todos os homens, porque todos pecaram." Romanos 5:12.
Nos nossos dias, as nefastas consequências do pecado fazem-se sentir na complicada situação política, económica, social e espiritual em que o mundo se encontra. Deus contempla todo esse cenário com o coração consternado e triste. O Seu grande desejo é contemplar o Seu plano de restauração do homem à Sua imagem e semelhança. Para isso, Deus deseja que o ser humano volte ao estado original de pureza e amor em que foi criado. Deus quer ter-nos de volta à harmonia universal. A forma de alcançar esse objectivo está à nossa disposição: "E, assim, se alguém está em Cristo, é nova criatura; as coisas antigas já passaram; eis que se fizeram novas." II Coríntios 5:17.