domingo, 4 de setembro de 2011

O LOUVOR E A HARMONIA

4 de Setembro

"Cantai ao Senhor um cântico novo, cantai ao Senhor, todas as terras. Cantai ao Senhor, bendizei o Seu nome, proclamai a Sua salvação, dia após dia." Salmo 96:1, 2.

Na disciplina de Música, durante o nosso curso teológico, o maestro Flávio Araújo Garcia destacou-nos este lindo pensamento: "A melodia de louvor é a atmosfera do Céu; e, quando o Céu vem em contacto com a Terra, há música e cântico - 'acções de graças e voz de melodia'. Isaías 51:3." - Educação, pág. 161.
Infelizmente, estudei apenas o bê-á-bá da música, o necessário para poder cantar durante 12 anos no Quarteto Harmonia, primeiro quarteto organizado no Brasil, em 1952. No dia 10 de Dezembro de 1956, juntamente com o Coro da União Cultural Brasil-Estados Unidos, demos um conceto no Teatro Santana, em São Paulo. No dia 12, o jornal
O Estado de S. Paulo teceu algumas considerações sobre o evento e sobre o quarteto que representava a igreja. Escreveu o crítico de música:
"Na parte central do programa fez-se ouvir o Quarteto Harmonia, conjunto masculino de que fazem parte Ruben Dias, Elias R. Azevedo, José A. Torres e Rodolpho Gorski. Esse grupo... revelou surpreendente equilíbrio e excelente resultado sonoro. Em vários momentos as vozes mostravam-se perfeitamente fundidas, fazendo lembrar a simultaneidade do órgão."
Guardo até hoje essa gratificante recordação, sem qualquer resquício de orgulho ou vaidade. Guardamos apenas a gratidão por termos sido usados para representar, condignamente, o Deus que adoramos, e a Sua instituição educacional que representávamos na ocasião.
Ah! Como desejaria que se compreendesse melhor que o cântico e as demais apresentações musicais precisam de estar em harmonia para serem considerados como louvor. Ou seja, a música precisa de estar em conformidade com as leis musicais da inspiração sacra; e os executantes precisam de estar em comunhão, sintonia e harmonia com o objecto do louvor, que é Deus. Se esses dois elementos não forem satisfeitos, poderá haver arte, mas não louvor. Louvor é a interacção entre Deus e o homem.
Que Deus nos ajude a termos o devido discernimento a fim de que saibamos distinguir entre o que é sacro e o que é profano. Que o nosso louvor esteja em harmonia com o Céu!