sexta-feira, 2 de setembro de 2011

ANDAR COM DEUS

2 de Setembro

"E andou Enoque com Deus; e não se viu mais porquanto Deus para Si o tomou." Génesis 5:24

Entre os 1.189 capítulos da Bíblia, o capítulo 5 de Génesis figura como a porção mais árida e monótona das Escrituras. Nele se repete com enfadonha frequência os verbos viver, gerar, e morrer.
Mas, a cansadora monotonia que resulta da repetição constante destes verbos é interrompida de forma abrupta nos versículos 21 a 24. "E viveu Enoque... e gerou...", mas os sinos não dobraram os acordes da morte.
O versículo 24 - "E andou Enoque com Deus; e não se viu mais porquanto Deus para Si o tomou" - é considerado como um glorioso Arco de Triunfo entre as vetustas tumbas dos patriarcas mencionados neste capítulo.
"E andou Enoque com Deus..." Nesta simples declaração, palpita a ideia de um Deus que não é apenas um mero sentimento ou uma simples influência, mas sim uma Pessoa. Com efeito, para Enoque, Deus não era uma vaga influência, um sentimento místico ou uma abstracção filosófica. Para ele Deus era uma experiência confortadora, tangível e real.
Diante da melancólica decadência da fé nos nossos dias, a reflexão teológica chegou a um extremo surpreendente. "Deus morreu", anunciam os teólogos e pregadores, arautos de uma teologia radical - a teologia do desespero - que pretende eliminar do cristianismo todo o elemento sobrenatural.
Thomas Alitzer, professor de teologia da Universidade Emory, de Atlanta, Estados Unidos, faz a seguinte declaração: "Devemos reconhecer que a morte de Deus é um facto histórico. Deus morreu no nosso tempo, na nossa história, na nossa existência." Times, 22 de Outubro de 1965. Com Alizer, centenas de outras vozes proclamam dos púlpitos e das cátedras a sombria necrologia da divindade - a morte de Deus.
Mas, sabemos que Deus vive! Ele é um Deus eterno! Ele ouve-nos, vê-nos, e acompanha-nos a cada passo da nossa existência, se, como Enoch, escolhermos andar com Ele.
"E andou Enoch com Deus. ..." Para ele, Deus não foi um mito, fantasia ou obsessão mística, mas uma realidade viva. O homem foi criado à imagem de Deus e sente a necessiadde da Sua presença. Sem Ele sofremos o 'vazio existencial'. Sem Deus caminhamos à deriva, frustrados, angustiados e aflitos.
À semelhança de Enoque, na companhia do Senhor encontramos gozo, paz e consolação.

Enoch de Oliveira in Cada Dia com Deus