quinta-feira, 8 de setembro de 2011

A MÃO DE DEUS NÃO ESTÁ ENCOLHIDA

8 de Setembro

"Eis que a mão do Senhor não está encolhida para que não possa salvar; nem surdo o Seu ouvido, para não poder ouvir." Isaías 59:1

Há coisas que, assimiladas pela sabedoria do povo, se tornam provérbios populares. Alguns desses adágios acabam por ser relegados para o esquecimento enquanto que outros permanecem. Vejamos alguns exemplos: 'Nem tudo o que reluz é ouro'; 'Pimenta nos olhos dos outros não arde'. E desejaria destacar este, que ao longo dos anos tem mudado em parte: 'Da barriga de mulher, da boca de urna e da cabeça de juiz, ninguém sabe o que vai sair."
Ora, bem sabemos que as mulheres hoje têm acesso a exames que determinam com precisão se vão ter um filho ou uma filha. Em raríssimos casos há erro. O mesmo acontece com as pesquisas eleitorais, que antecipam os candidatos vitoriosos. Portanto, nesses dois casos deixamos de ter as surpresas que tínhamos anteriormente. Entretanto, quanto à cabeça de juiz, o ditado ainda é válido, pois ninguém sabe o que vai sair.
Há também casos em que o povo, com os seus preconceitos, torna as excepções em regra. É o caso dos juízes. Quase na sua totalidade são justos, honestos e sinceros. No entanto, o povo em geral acha que pessoas ricas e influentes dificilmente pagam as suas penas por delitos cometidos. Já os pobres, dizem, não têm quem os ouça, quem os defenda e quem faça justiça por eles. Num acto de reflexão simplista, concluem: "Estamos sós; ninguém nos defende. Estamos perdidos!"
Damos mil graças porque, tratando-se da atenção que Deus dá à humanidade, isso não acontece. Antes de mais nada, precisamos de saber que Deus não faz acepção de pessoas. Ao gentio Cornélio, Pedro foi enfático ao dizer: "Reconheço, por verdade, que Deus não faz acepção de pessoas." Actos 10:34.
Ao receber das mãos divinas os Dez Mandamentos, Moisés ficou a conhecer outros atributos de Deus e exclamou: "Senhor, Senhor Deus compassivo, clemente, longânimo e grande em misericórdia e fidelidade; que guarda a misericórdia em mil gerações, que perdoa a iniquidade, a transgressão e o pecado, ainda que não inocenta o culpado." Êxodo 34:6, 7.
A mão de Deus não está encolhida e a sua justiça é aplicada com misericórdia àqueles que O amam. Isto é motivo suficiente para nos aproximarmos d'Ele com confiança e gratidão.