terça-feira, 13 de setembro de 2011

O JEJUM QUE DEUS ACEITA

13 de Setembro

"Porventura, não é este o jejum que escolhi: que soltes as ligaduras da impiedade, desfaças as ataduras da servidão, deixes livres os oprimidos e despedaces o jugo?" Isaías 58:6

O dia que vem logo após o Carnaval é chamado, a Quarta-feira de Cinzas. É tido como dia de arrependimento e de penitência pelos pecados praticados durante o Carnaval. Por ocasião do dia em que costumam comemorar a paixão e morte de Cristo, a que chamam Sexta-feira Santa, alguns jejuam enquanto que outros se abstêm de comer carne, preferindo ingerir unicamente peixe.
Qual será a informação bíblica sobre isto? Será que jejuns e penitências agradam a Deus? O que é que Ele espera de cada um de nós? O profeta Isaías tem bons esclarecimentos sobre essa questão:
"Seria este o jejum que escolhi, que o homem um dia aflija a sua alma, incline a sua cabeça como o junco e estenda debaixo de si pano de saco e cinza? Chamarias tu a isto jejum e dia aceitável ao Senhor? Porventura, não é este o jejum que escolhi: que soltes as ligaduras da impiedade, desfaças as ataduras da servidão, deixes livres os oprimidos e despedaces todo o jugo? Porventura, não é também que repartas o teu pão com o faminto, e recolhas em casa os pobres desabrigados, e, se vires o nu, o cubras, e não te escondas do teu semelhante?" Isaías 58:5-7.
O capítulo 58 de Isaías é muito esclarecedor, pois ali encontramos uma síntese do que Deus deseja quanto ao nosso comportamento para com o nosso próximo, e para com Ele mesmo. Deus deseja que o nosso amor para com os nossos semelhantes seja revelado através de efectivos actos de misericórdia e bondade. Por outro lado, deseja que o nosso amor para com Ele seja exteriorizado simplesmente através da obediência.
Jejuns e penitências, por si só, não agradam a Deus. Entretanto, quando o que jejua demonstra arrependiemnto e desejo de não mais praticar o erro que motivou o jejum, aí sim, Deus pode conferir a graça pretendida. "Para certas ocasiões, o jejum e a oração são recomendáveis e apropriados. Na mão de Deus são o meio de purificar o coração e promover uma disposição de espírito receptiva. Obtemos resposta às nossas orações porque humilhamos a nossa alma perante Deus." E. White