segunda-feira, 12 de setembro de 2011

COMPREENDES O QUE LÊS?

12 de Setembro

"Correndo Filipe, ouviu que lia o profeta Isaías e disse: Entendes tu o que lês? E ele respondeu: Como poderei entender, se alguém não me ensinar?" Actos 8:30, 31

Filipe era um discípulo se Jesus. Certa ocasião, tinha sido impelido a ir ao encontro de um etiópe que, de volta à sua terra, estava a ler um trecho da Bíblia Sagrada. Ao encontrá-lo perguntou: "Entendes tu o que lês?" Ao que o etíope respondeu: "Como poderei entender, se alguém não me ensinar?"
Poderia acontecer consigo algo de semelhante ao etíope? Tem lido a Bíblia sem a compreender? Tem encontrado sentido na leitura do Livro Sagrado?
Na Bíblia Sagrada há jóias preciosas que se encontram na superfície e que são facilmente achadas e entendidas. No entanto, há outras que estão escondidas e que, para serem encontradas, temos de cavar fundo e pesquisar bastante. Há alguns princípios, muito simples, que nos ajudam a entender a Bíblia Sagrada quando a lemos.
Primeiro: sempre que for ler a Bíblia, antes de iniciar a leitura, ore a Deus pedindo a iluminação do Espírito Santo, para poder entender a mensagem de Deus para si. Leia com espírito de fé e submissão; nunca de crítica.
Segundo: Sempre que compreender uma mensagem de Deus, procure obedecer à verdade sobre a qual obteve luz. O Espírito de Deus não confiará ao seu entendimento novas verdades se as primeiras não forem aceites e praticadas. Lembre-se, de que, entender a Bíblia Sagrada é como construir uma casa. Primeiro é preciso ter o alicerce, e só depois, de tijolo em tijolo, a casa vai sendo completada. O alicerce para a compreensão é a fé.
Aliás, é exactamente isso que nos recomenda a Bíblia em Isaías 28:10: "Porque é preceito sobre preceito, preceito e mais preceito; regra sobre regra, regra e mais regra; um pouco aqui, um pouco ali."
Por isso, importa que sejamos pesquisadores e não apenas leitores casuais; pois as Escrituras Sagradas são um mosaico composto de inúmeras pedras preciosas. Encontradas e unidas elas formam o grande e lindo quadro da nossa Salvação. Vale a pena pesquisar e encontrar essa preciosidade.