terça-feira, 20 de setembro de 2011

CRESCER COMO A PALMEIRA

20 de Setembro

"O justo florescerá como a palmeira, crescerá como o cedro no Líbano" Salmo 92:12

Há pelo menos três coisas importantes que acontecem quando uma palmeira está a crescer. É interessante fazer uma rápida análise desses pontos, comparando-os com o crescimento que deve também existir na vida do justo, ou seja, do cristão. Vejamos:
1º - Obviamente a palmeira só cresce se estiver viva. Para estar viva, precisa de ter as suas raízes profundamente estabelecidas no solo para daí extrair a seiva preciosa para a sua vida. Assim, para estar vivo, o cristão precisa de ter as suas raízes estabelecidas em Cristo Jesus. É na Sua Palavra, a Bíblia Sagrada, que deverá aprofundar as suas raízes de conhecimento. Assim, será bem alimentado e nutrido para crescer forte e sadio na vida espiritual.
2ª - Toda a palmeira viva cresce e floresce. As flores são as coisas mais belas e atraentes da Natureza. O perfume e as cores das flores têm por objectivo atrair a atenção dos insectos que, à procura de alimento, acabam por operar o maravilhoso trabalho da polinização, tornando as plantas produtivas. O cristão que cresce tem que florescer. Ele é o perfume e a beleza de Cristo expostos diante do mundo. Ele tem que ser uma atracção positiva e produtiva na sociedade em que vive.
3ª - A palmeira viva dá frutos. Toda as pessoas que foram salvas pela graça de Cristo e que foram transformadas pelo Seu amor, deixam de produzir os frutos da carne - "prostituição, impureza, lascívia, idolatria, feitiçaria, inimizades, porfias, ciúmes, invejas", etc... Então, passam a produzir o fruto do Espírito, que é "amor, prazer, paz, alegria, longanimidade, benignidade, bondade, fidelidade, mansidão e domínio próprio." Gálatas 5:19-22.
Esse bom fruto é produzido por aqueles que têm as suas raízes firmemente estabelecidas em Cristo Jesus. São os que procuram o seu alimento diário nas palavras sagradas da Bíblia. Estes crescerão fortes e sadios na sua vida espiritual e produzirão frutos.
Ter crescimento financeiro, intelectual e patrimonial pode ser muito bom; mas quando um dia nos for feita a pergunta: "E o que tens preparado para quem será?" Que responderemos? Bom mesmo é crescer, florescer e dar frutos com Jesus através do Espírito Santo.