sexta-feira, 16 de setembro de 2011

OS TROPEÇOS DA VIDA

16 de Setembro

"Porque sete vezes cairá o justo e se levantará; mas os perversos são derrubados pela calamidade." Provérbios 24:16

Tropeços e infortúnios! Que cristãos não os têm ao longo da caminhada da vida?
Esses tropeços podem ser nas áreas mais variadas e distintas das actividades humanas ou mesmo no nosso relacionamento com o próximo. Pode ser um negócio, ou projecto, que tencionávamos fosse bem sucedido, mas que foi por água abaixo. Aplicámos nele toda a atenção, energia, e talvez todo o dinheiro que possuíamos. No entanto, aquilo que pensávamos que seria a grande jogada da nossa vida, pelos mais variados motivos, veio a tornar-se na mais amarga frustração e decepção. Resultado: dívidas acumuladas, afastamento de amigos, e às vezes até um lar desmoronado.
Pode também acontecer que passemos por infortúnios de tropeços morais. Vivemos cercados de tentações por todos os lados. Como escreveu o apóstolo Pedro: "O diabo, vosso adversário, anda em derredor, como leão que ruge procurando alguém para devorar." I Pedro 5:8. Basta um pequeno adormecimento da nossa parte para tropeçarmos. E, após o acidente, vêm as consequências: consciência culpada, ansiedade e desconforto espiritual.
Para aqueles que porventura se estão a identificar com algum tropeço que lhes trouxe frustração, prejuízo ou a consciência culpada por erros praticados, antes de tudo quero que saibam que há sempre uma solução para qualquer caso. Há esperança. Há uma saída.
Não podemos deixar que o desânimo tome conta da nossa vida. Temos que levantar a cabeça, e às vezes até sacudir um pouco a poeira e enfrentar a vida com entusiasmo. Vamos confiar em Deus e harmonizar a nossa vida com a Sua vontade. David teve muitos tropeços ao longo da vida; no entanto, jamais permitiu que o desânimo lhe roubasse a fé. Por isso, foi considerado por Deus um homem segundo o Seu coração.
As palavras de Salomão são encorajadoras para todo aquele que, mesmo ao passar por fracassos e quedas, não se afasta de Deus: "Porque sete vezes cairá o justo e se levantará; mas os perversos são derrubados pela calamidade." Provérbios 24:16.
Não nos demoremos a considerar as quedas. Alegremo-nos por estarmos com Deus. Vamos confessar o erro e receberemos o perdão e a força para a vitória.