sábado, 17 de setembro de 2011

SÓ CRISTO PODE LIMPAR O CORAÇÃO

17 de Setembro

"Vinde, pois, e arrazoemos, diz o Senhor; ainda que os vossos pecados sejam como a escarlata, eles se tornarão brancos como a neve; ainda que sejam vermelhos como o carmesim, se tornarão como a lã." Isaías 1:18

Estávamos num retiro com a juventude, e o programa naquela tarde era de actividades desportivas. Devido à chuva, o campo de jogos, que era de terra, encontrava-se coberto de lama. Mesmo assim, os rapazes resolveram ir brincar. Poucos minutos depois, todos estavam enlameados, e tão sujos, que era difícil distinguir as duas equipes que jogavam.
Terminado o jogo, todos correram até ao rio e deram alguns mergulhos. Depois foram até aos duches e, com sabonete e água, eliminaram toda a sujidade que cobria o seu corpo. Minutos depois, lá estavam eles no refeitório. Eram criaturas novas, perfumadas, limpas e bem aceites por todos.
Lavarmos o corpo e ficarmos limpos é fácil. Difícil, impossível mesmo, é o ser humano limpar o próprio coração. Não existe sabão algum que o homem possa produzir que tenha capacidade de lavar o coração e remover dele todas as manchas e sujidades que o pecado ali coloca. Escreveu o profeta Jeremias: "Ainda que te laves com salitre, e amontoes sabão, a tua iniquidade estará gravada diante de Mim, diz o Senhor Jeová." Jeremias 2:22.
Por si só, nenhum ser humano tem a capacidade de se purificar. Somos impotentes para nos limparmos dos erros e pecados que praticamos. Nenhuma técnica, por mais moderna e rebuscada que seja, nenhum psicólogo, por mais capacitado que seja, nos pode libertar da culpa de termos magoado Deus. Mas Deus é Todo-Poderoso para realizar essa obra. Ele coloca à nossa disposição o Seu amor e a Sua vontade para nos perdoar e nos purificar. Esta é a mensagem que Deus nos traz ao coração neste dia: "Vinde, pois, e arrazoemos."
Existe alguma outra maneira de nos vermos livres da culpa do pecado? Não. Então, busquemos a ùnica solução. Não precisamos de continuar a sofrer a tremenda pressão sobre a consciência. Não importa quantos nem quais os pecados que tenhamos. Basta ir a Deus, através de Jesus, o nosso Intercessor, e confessando as faltas, pedir-Lhe perdão. Então, sentiremos a verdadeira paz e a alegria de uma vida renovada através da graça de Jesus.