quinta-feira, 22 de setembro de 2011

PROVA-ME E SAIREI COMO O OURO

22 de Setembro

"Mas Ele (Deus) sabe o meu caminho; se Ele me provasse, sairia eu como o ouro." Job 23:10

O ouro é o metal mais procurado e cobiçado do mundo. A sua cor dourada e brilhante atrai a atenção e desperta nas pessoas o desejo de o possuir. Por isso, é muito valioso, e durante longos anos tem servido como base financeira para muitas nações. Quanto mais é submetido ao calor do fogo, mais puro se vai tornando. Quando o calor atinge 1100 graus centígrados o ouro funde-se, e daí em diante as impurezas que lhe estiverem agregadas começam a separar-se. Assim, poderíamos dizer que o ouro que passa pelo fogo sai mais puro, mais limpo e mais valioso.
Cremos que Job tinha tudo isso em mente quando, no meio das suas provações, disse: "Mas Ele (Deus) sabe o meu caminho; se Ele me provasse, sairia eu como ouro." Job 23:10. A situação de Job era simplesmente terrível. Fora um homem afortunado. A sua família era boa e sadia. A sua casa era feliz e ele tinha tudo em abundância: saúde, alimentos, amigos, festas. No entanto, sucessivas provas vieram sobre ele como um terrível fogo destruidor.
Perdeu todo o gado, a até os próprios filhos. E no fundo do poço da sua desdita e miséria, Job ainda conseguiu encontrar motivos para louvar a Deus dizendo: "O Senhor o deu e o Senhor o tomou; bendito seja o nome do Senhor." Job 1:21.
Mas a provação de Job não parou por aí. O fogo da provação atingiu a sua própria carne. Foi ferido por uma chaga que lhe cobria o corpo todo, desde a planta dos pés até o alto da cabeça. E, aquele que tinha sido rico, poderoso e feliz junto da sua família, agora sozinho, sentado no chão, com um caco de telha procurava raspar as feridas do corpo.
Para Job, o valor das coisas materiais era insignificante diante do que havia no interior da sua alma. Havia no seu coração algo que era mais importante do que o seu corpo que estava a ser corroído pelas chagas. Por isso, nenhuma doença, nenhuma catástrofe, nenhum acidente, nada poderia roubar do seu coração e fé a esperança que ele depositara em Deus.
Que inspiração! Que motivação! Podemos passar por provações, mas a nossa fé será a vitória. A herança prometida aos fiéis compensará todas as provas.