sábado, 1 de outubro de 2011

RECONCILIAÇÃO

1 de Outubro

"Ora, tudo provém de Deus, que nos reconciliou consigo mesmo por meio de Cristo e nos deu o ministério da reconciliação." II Coríntios 5:18

No estado de pecado em que nos encontramos, e em face do egoísmo e dos caprichos pessoais que costumamos acariciar, estamos sujeitos a enfrentar os problemas que vêem de contendas, lutas, disputas e competições. Estas coisas podem resultar em desentendimentos, brigas e separações. Diria que, sob certo aspecto, e guardadas as proporções desses desentendimentos, isto é até natural nos nossos relacionamentos, visto que o homem, sujeito ao pecado, tem essa propensão.
O que não é normal é que o ser humano, dotado de raciocínio e inteligência, continue indeterminadamente a sofrer os terríveis efeitos desses desentendimentos. Não precisamos de carregar sobre os ombros os terríveis fardos de tristezas, mágoas e rancores vindos de acontecimentos que roubaram a paz à nossa alma. Esta situação tem solução!
A solução é a misericórdia e o amor. Não existe nada que possa fazer melhor à alma do que olhar com misericórdia, amor e espírito de perdão para os que nos ofenderam.
Perguntei certa ocasião a um auditório composto por casais: "Quando o marido e a mulher estão zangados, quem deve dar o primeiro passo para a reconciliação?" O auditório dividiu-se na resposta como era esperado. Mas todos ficaram surpreendidos quando respondi que o que mais ama deve tomar a atitude inicial para a reconciliação. Aliás, essa foi a atitude de Deus, pois "amou-nos quando ainda éramos pecadores".
A cerimónia que precede a Ceia do Senhor - o lava-pés ou cerimónia da humildade - é a oportunidade para se reafirmarem os actos anteriores de reconciliação. Por isso, é interessante realizar essa cerimónia, de vez em quando e onde houver condições, pelas famílias em separado.
"A reconciliação mútua dos crentes é a obra para que foi estabelecido o rito do lava-pés. Pelo exemplo do nosso Senhor e Mestre esta cerimónia de humilhação foi convertida numa ordenança sagrada. Quando quer que seja celebrada, Cristo está presente através do Seu Santo Espírito. Esse Espírito é que produz convicção nos corações.» E. White.