domingo, 25 de setembro de 2011

O REAL VALOR DAS COISAS

25 de Setembro

"Então, lhes recomendou: Tende cuidado e guardai-vos de toda e qualquer avareza; porque a vida de um homem não consiste na abundância dos bens que possui." Lucas 12:15

Como é interessante pensar um pouco sobre o valor que damos a certas coisas, tais como: carro, moto, família, trabalho, desportos, filmes, vídeo, cinema, estudo, religião, cabelo, barba, roupas, comidas, bebidas e tantas outras coisas, chegando até mesmo à própria vida.
A valorização que estabelecemos não é fixa, pois vamos mudando o foco da valorização à medida que adquirimos mais conhecimento e experiência na vida. Aquilo que parece ser tão importante hoje para um adolescente - como um boné, ou um jogo de vídeo, por exemplo - pode não exercer nenhuma atracção para um jovem ou adulto.
O grande facto é que, ao crescermos física, social, económica, cultural e espiritualmente, passamos a realizar as coisas com critérios diferentes e a ser mais exigentes.
Pensemos na vida, por exemplo. Os adolescentes e jovens que vivem na exuberância física, pouco se preocupam com a saúde e a vida. Para eles, o que importa são os desportos radicais e as fortes emoções, e ter a adrenalina à flor da pele. Se isso abala a saúde, se faz mal à vida, se incomoda os outros, e se põe em perigo a sua própria vida, isso não os preocupa. O que vale é a satisfação própria no momento. Os outros e o amanhã não são levados em conta. Triste é notar que uma parcela considerável de pessoas permanece ao longo de toda a vida nesta fase, valorizando unicamente o momento e a satisfação.
Há outros que valorizam os estudos, o trabalho, a família e os bens duráveis como casa e carro, etc, mas que também acabam por se esquecer de dar importância ao desenvolvimento espiritual. Protelam sempre as acções efectivas em favor da fé, da leitura da Bíblia, da oração e comunhão com Deus e de actividades da igreja. Não possuem tempo para ir à igreja. Resultado: embora pareçam ser grandes em qualquer coisa, na realidade são anões na fé.
Que Deus nos ajude a termos a visão clara quanto ao real valor da vida eterna oferecida por Jesus.