sábado, 24 de setembro de 2011

OBEDIÊNCIA SIM, SACRIFÍCIO NÃO

24 de Setembro

"Não quiseste sacrifícios nem ablações, mas abriste-me os ouvidos para escutar; não pediste holocaustos nem vítimas." Salmo 40:7 (versão Nova Bíblia dos Capuchinhos)

Dentre as atracções turísticas do Rio de Janeiro, consta a lendária igreja da Penha. Trata-se de um templo construído no alto de uma destacada rocha localizada no bairro que tem o mesmo nome - Penha.
Diz-se que para se chegar ao topo da rocha e à igreja, a pessoa tem que subir 365 degraus. É comum ouvir falar de pessoas que, para pagar alguma promessa feita ou para conseguir alguma graça, sobem os 365 degrus com os joelhos feridos, sangrando e em carne viva.
Perguntaria: Será que Deus Se agrada com estes sacrifícios? Fazer sacrifícios como subir escadas, carregar cruzes, jejuar, ter noites e noites de vigília, ou ainda apresentar grandes ou pequenas ofertas, quer de víveres ou em dinheiro? Será que isso é o que vai agradar a Deus? Será que isso vai fazê-l'O aceitar a nossa gratidão? Será que isso vai mover o Seu braço poderoso em nosso favor?
O rei e salmista David tinha andado pelos caminhos tortuosos do pecado e talvez tenha pensado que, ao apresentar ofertas a Deus, Lhe agradaria. Então, pôs-se em campo procurando fazer tudo para construir um templo majestoso e belo para Deus. Mandou fazer as plantas do edifício e começou a preparar os materiais para a construção. Mas Deus disse-lhe: "O teu filho Salomão é quem edificará a Minha casa." I Crónicas 28:6.
Tendo tomado consciência dos seus erros, David tomou a atitude mais correcta que um pecador pode tomar. Diz ele: "Clamei por socorro." Salmo 40:1. E a resposta divina veio imediatamente. Deus, diz ele, "tirou-me dum lago horrível, dum charco de lodo, pôs os meus pés sobre uma rocha, firmou os meus passos." Salmo 40:2.
O nosso Pai do Céu, como os pais terrenos, não está interessado em receber presentes dos Seus filhos, e muito menos que se estejam a sacrificar para demonstrar gratidão e amor. O que mais Lhe agrada é que os Seus filhos façam a Sua vontade e Lhe obedeçam. David finalmente reconheceu esse facto quando disse: "Agrada-me fazer a Tua vontade, ó Deus meu, dentro do meu coração está a Tua Lei." Salmo 40:8.