terça-feira, 6 de dezembro de 2011

ANSIEDADES E ANGÚSTIAS

6 de Dezembro

"Por isso, também pode salvar totalmente os que por Ele se chegam a Deus, vivendo sempre para interceder por eles." Hebreus 7 :25

Vivemos num mundo tão complicado, que são inúmeros os motivos que nos podem levar a ser envolvidos por preocupações. Estas, ao se somarem, acabam por nos atirar para o fundo do poço das ansiedades e angústias. E como é difícil uma pessoa sair desse poço!
Os motivos das preocupações vêm das mais variadas fontes: trabalho, doenças, estudos, filhos, dívidas, problemas no lar e, por vezes, o mais sério: alguns fracassos espirituais.
Ao analisarmos com isenção de ânimo a situação, chegamos à conclusão de que todo aquele que se encontra no fundo do poço, no meio de ansiedades e angústias, está ansioso por encontrar alguém que compreenda a sua situação e lhe possa estender a mão, ajudando-o a livrar-se dos seus problemas.
Os que confiam em Deus sabem que Jesus pode muito bem ajudá-los. Ele já passou por momentos piores e mais difíceis do que os que, por vezes, enfrentamos. Sem que Ele merecesse foi traído, sofreu injúrias, foi açoitado, cuspiram-Lhe no rosto, colocaram na Sua cabeça uma coroa de espinhos e, por fim, foi condenado à morte. Cravaram-n'O na cruz com pregos que lhe furaram as mãos e os pés. E, no meio de todas essas angustiosas dores, ainda conseguiu exclamar: "Pai, perdoa-lhes porque não sabem o que fazem." Depois foi morto, é verdade, mas a Sua morte é para nós hoje o penhor da nossa vitória e da libertação das nossas angústias.
Esse mesmo Jesus que morreu e ressuscitou, hoje está no Céu. Está junto ao trono de Deus, à direita do Pai, pronto para realizar o Seu importante trabalho de intercessão por nós. O verso de hoje, extraído da carta aos Hebreus, diz que não existe causa perdida para os que se chegam a Deus através de Jesus Cristo, o Intercessor. Este facto emerge com mais força e importância para nós, dado que Jesus já passou pelas nossas angústias. Ele compreende as nossas dores e aflições.
Por isso, pelo amor que Deus tem pelo Seu Filho, que intercede por nós, e pelo infinito amor que Ele também tem revelado pelos seres humanos, o profeta Isaías escreveu: "Eis que a mão do Senhor não está encolhida, para que não possa salvar; nem surdo o Seu ouvido, para não poder ouvir." Isaías 59:1.