domingo, 9 de outubro de 2011

HUMILDADE

9 de Outubro

"Humilhai-vos na presença do Senhor, e Ele vos exaltará." Tiago 4:10

Éramos um grupo de amigos. Conversávamos sobre a humildade quando alguém, em tom de brincadeira, disse: "A única coisa de que me orgulho nesta vida é da minha humildade." É claro que todos rimos, pois aquele amigo, embora brincando, tinha acabado de dizer uma grande incoerência, pois a humildade não se coaduna com nenhum orgulho.
Aliás, o que sabemos é que a humildade talvez seja a única coisa que perdemos quando sabemos que a temos.
A humildade é uma linda virtude que de maneira natural deve aflorar na vida do cristão. Ela deve ser o seu estilo de vida e deve estar em todos os seus actos. A humildade não combina, nem um pouquinho, com o orgulho e com a vaidade; pois, tanto a vaidade como o orgulho são manchas na formação do carácter de qualquer pessoa. Manchas que a levam a deixar que a idolatria do 'eu' tome o lugar que apenas Deus deve ter no coração.
O culto ao egoísmo e à vaidade tem sido o responsável pela derrota espiritual de inúmeras pessoas. E o sintoma número um dos que se acham envolvidos pelas garras dessas doenças espirituais evidencia-se quando surgem os conhecidos argumentos: "Sei o que estou a fazer." "Ninguém tem nada a ver com isso." "O dinheiro é meu e eu faço o que quero." "Eu acho isto, eu acho aquilo." Eu, eu, eu ...
Ser humilde não exige que andemos deselegantemente ou em desalinho, e que sejamos espezinhados pelos outros. Deus é o criador e amante do belo, do conforto, e Ele também Se alegra quando os Seus filhos se cercam de beleza e bem-estar material. No entanto, o que Ele deseja é que não demos mais importância a nós mesmos, com os nossos desejos e caprichos, do que devemos dedicar em honra e glória a Ele.
Um pouco antes do verso que escolhemos para a nossa meditação de hoje, Tiago diz: "Deus resiste aos soberbos, mas dá graça aos humildes." Tiago 4:6. E, visto que o orgulho, o egoísmo e a vaidade são obras do inimigo de Deus, Tiago completa a sua mensagem acrescentando: "Sujeitai-vos, portanto, a Deus; mas resisti ao diabo, e ele fugirá de vós." Verso 7. Vale a pena sujeitarmo-nos a Deus e praticar a humildade!