sábado, 8 de outubro de 2011

A ORAÇÃO QUE É ATENDIDA

8 de Outubro

"Chegue à Tua presença a minha oração, inclina os ouvidos ao meu clamor." Salmo 88:2

Orar é muito mais do que simplesmente pronunciar algumas palavras dirigidas a Deus, expor-Lhe pedidos e apresentar-Lhe gratidão ou contar-Lhe algumas coisas. A oração envolve algo muito importante que se chama fé. E fé é mais do que crença, pois implica confiança e também certeza.
Fé é a certeza de que, quando ora, Deus ouve e está atento a tudo o que diz. É claro que isto não quer dizer que de imediato irá receber tudo o que pedir. Deus não é como o proprietário de uma pizzaria para onde se telefona e depois de vinte minutos a campainha da sua casa está a tocar, e ali está, à sua porta, a pizza ainda quentinha.
Precisamos de saber que tudo o que pedirmos em oração tem que obedecer a dois elementos muito importantes. Primeiro: nunca deveríamos pedir qualquer coisa que, de antemão, já sabemos que não é do agrado de Deus. E, em segundo lugar, mesmo solicitando coisas justas, leais e boas, deveríamos deixar o atender, ou não, à vontade divina. Aliás, foi exactamente essa a orientação que Jesus deu na oração modelo que ensinou aos Seus discípulos.
Além disso, há um outro factor decisivo para que as nossas orações sejam atendidas por Deus. É o que foi registado na Bíblia em Salmo 66:18: "Se eu no coração contemplara a vaidade, o Senhor não me teria ouvido." Outras versões reflectem o mesmo pensamento em linguagem diferente, vejamos: "Mas, se eu tivesse guardado maus pensamentos no coração, o Senhor não me teria ouvido" (BLH). E a versão Almeida Revista e Corrigida diz: "Se eu atender à iniquidade no meu coração... "
Trocando essas palavras por uma linguagem bem simples, diria: 'Se eu estiver a praticar o pecado e a guardá-lo no meu coração, o Senhor não me ouvirá.' Foi por isso que o profeta Isaías disse: "Mas as vossas iniquidades fazem separação entre vós e vosso Deus." Isaías 59:2.
Se porventura as suas orações não têm encontrado o eco da resposta divina, examine a sua vida e a sua maneira de orar. Saiba que há uma oração que Deus nunca deixa de atender: é quando oramos por perdão e pela Sua ajuda e força para não pecar.

BLH = A Bíblia na Linguagem de Hoje