quarta-feira, 7 de dezembro de 2011

DECISÃO X INDECISÃO

7 de Dezembro

"Então, Elias se chegou a todo o povo e disse: Até quando coxeareis entre dois pensamentos? Se o Senhor é Deus, segui-O; se é Baal, segui-o. Porém o povo nada lhe respondeu." I Reis 18:21

A figura usada por Elias para representar a indecisão do seu povo em seguir Deus foi bastante forte. Ele tinha razão, pois poucas coisas podem ocasionar maiores problemas ou prejuízos a alguém do que a falta de vontade ou de coragem para tomar uma decisão.
Se nos negócios ou na vida profissional a indecisão pode representar perdas de ganho ou prejuízo, em se tratando de escolhas espirituais as implicações são muito sérias, pois podem levar à perda da vida eterna.
Conta-se que certo homem, perante as necessidades que se abateram sobre o país onde tinha nascido, viu-se obrigado a ir para outro país para sobreviver. Aconteceu que estando nessa nova terra, os dois países entraram em guerra. Agora o pobre homem estava diante de um terrível dilema: Qual dos dois países iria ele defender?
Um lado era muito importante para ele porque era o seu torrão natal. Como qualquer um de nós, ele amava muito o seu país. Mas o outro lado era exactamente o país que tinha aberto os braços para o acolher justamente quando mais necessitava.
Que dilema! Quão difícil era tomar uma decisão. Foi então que teve uma ideia, que achou que seria genial. Fez uma roupa especial. A camisa tinha as cores de um país e as calças as cores da bandeira do outro país. Resultado: Ao sair de casa foi metralhado pelos adeptos dos dois países. Cada um atirou sobre as cores do outro.
Em se tratando de decisão espiritual não existe neutralidade. Não pode posicionar-se em cima do muro e dizer que não é a favor nem contra. Jesus mesmo disse: "Quem não é por Mim é contra Mim; e quem Comigo não ajunta, espalha." Mateus 12:30.
É muito significativo o que Jesus dizia a todos: "Se alguém quer vir após Mim, a si mesmo se negue; dia a dia tome a sua cruz e siga-Me. Pois quem quiser salvar a sua vida perdê-la-á; quem perder a vida por Minha causa, esse a salvará." Lucas 9:23, 24.
Para tomar decisões importantes precisamos de ter coragem. Mas vale a pena, especialmente se a decisão redundar em vida eterna.