sexta-feira, 9 de dezembro de 2011

FIDELIDADE À BÍBLIA

9 de Dezembro

"Porque a Palavra de Deus é viva, e eficaz, e mais cortante que qualquer espada de dois gumes, e penetra até ao ponto de dividir alma e espírito, juntas e medulas, e é apta para discernir os pensamentos e propósitos do coração." Hebreus 4:12

Nas últimas assembleias mundiais da Igreja Adventista do 7º Dia, achei interessante o sistema de tradução simultânea que se adoptou para que todos os delegados pudessem acompanhar e entender os oradores que se apresentavam. Os tradutores localizavam-se em cabines especiais, e simultaneamente transmitiam a tradução por frequências diferentes em ondas FM de rádio. Os congressistas, com os seus pequenos aparelhos de rádio e fones de ouvido, sintonizavam a sua língua e acompanhavam toda a programação.
Presente numa dessas reuniões mundiais, com mais de duzentos países ali representados, fiquei a pensar: "O que aconteceria se cada tradutor, em vez de traduzir com fidelidade a mensagem do orador, dissesse o que lhe apetecesse?" Seria uma confusão, não é verdade?
Acerca da Bíblia Sagrada, há muitas pessoas que pensam que podem comportar-se como se fossem tradutores com plena liberdade. Lêem uma coisa e transmitem outra. São aquelas que dizem: "A Bíblia diz assim, mas eu acho que é diferente." Dessa forma, torcem o significado do texto bíblico, fazendo com que a Bíblia diga aquilo que eles querem dizer, e não a mensagem pura vinda de Deus, através dos Seus servos, os profetas. Essa prática tem contribuído largamente para ampliar a multiplicação dos credos e filosofias religiosas no mundo.
Ao ler a Bíblia, precisamos de deixar que ela se explique a si mesma. E o profeta Isaías sugere um bom método de estudo e pesquisa. Não ficarmos presos a um texto isolado, sem o entendermos. Ele diz: "Porque é preceito sobre preceito, preceito e mais preceito; regra sobre regra, regra e mais regra; um pouco aqui, um pouco ali." Isaías 28:10.
Cumpre-nos, sim, pedir a iluminação do Espírito Santo quando abrirmos a Palavra de Deus para ler. Então, veremos que a luz do entendimento brilhará na nossa mente. Sentiremos, pela nossa própria experiência, que ao buscarmos com sinceridade conhecer a vontade de Deus para a nossa vida, "a vereda dos justos [será] como a luz da aurora, que vai brilhando mais e mais até ser dia perfeito". Provérbios 4:18.