quinta-feira, 8 de dezembro de 2011

TEMPO PARA OS FILHOS

8 de Dezembro

"Pais, não irriteis os vossos filhos, para que não fiquem desanimados." Colossenses 3:21

Creio que não existe coisa que mais irrite um filho do que ser órfão de pai vivo. Sim, não estranhe o que acabo de afirmar! Acompanhe esta pequena história:
Após um dia muito atarefado no escritório da empresa, o pai desfrutava de alguns momentos de descontracção. Sentado confortavelmente no sofá da sala, lia o jornal do dia. Naquele instante, entra em cena o filho pré-adolescente. Chegando por trás toca-lhe nos ombros e diz: "Papá, papá!"
O pai, sem tirar os olhos do jornal, responde: "O que queres filho, quanto é que queres?" O rapazinho disse então: "Papá, eu não quero dinheiro, quero-te a ti!"
Diálogos semelhantes poderiam ser multiplicados através das formas mais variadas, revelando sempre uma mesma verdade: Há inúmeros lares em que o pai, a mãe ou ambos andam tão atarefados na corrida diária em busca do sucesso financeiro ou profissional, que não têm tempo para dedicar aos filhos. E muitos pensam que atendendo às suas solicitações de dinheiro, já estão a resolver os seus problemas.
"Papá, eu não quero dinheiro, eu quero-te a ti!" Este é o clamor de muitos filhos. Temos que entender que não existe tempo mais bem empregue por um pai ou uma mãe do que aquele que dedica a um filho. Para atender a esse clamor, quão importante é que haja planeamento e força de vontade da parte dos pais para dar prioridade à atenção que os filhos merecem.
Digo planeamento porque os pais deveriam colocar no seu programa diário algum tempo dedicado especialmente para os filhos. Isso deveria ser algo tão importante e sagrado como o compromisso que se tem com o trabalho. Neste aspecto, é bom lembrar que a qualidade do tempo que se dedica aos filhos é mais importante do que a quantidade.
Há que se ter também, além de planos para dedicar tempo aos filhos, persistência para os cumprir. Nunca é tarde demais para dedicar tempo, amor e carinho aos filhos. Eles vão retribuir-nos no tempo certo tudo o que investirmos neles. Eles saberão reconhecer que lhes demos aquilo que dinheiro algum pode comprar - amor.