sábado, 10 de dezembro de 2011

O GRÃO DE TRIGO

10 de Dezembro

"Em verdade, em verdade vos digo: se o grão de trigo, caindo na terra, não morrer, fica ele só; mas se morrer, produz muito fruto." João 12:24

Certa ocasião, alguns gregos que tinham ido a Jerusalém procuraram Filipe, discípulo de Jesus, suplicando que os encaminhassem ao Mestre. Filipe juntou-se a André e ambos foram comunicar o desejo dos gregos a Jesus.
As palavras que Jesus lhes disse na ocasião foram memoráveis. De forma concisa e objectiva, através de uma ilustração, apresentou-lhes o propósito da Sua vinda ao mundo; o Seu ministério; a Sua morte, e até o resultado do Seu trabalho, isto é, os Seus frutos. Jesus mencionou o verso bíblico de hoje: "Em verdade, em verdade vos digo: se o grão de trigo, caindo na terra, não morrer, fica ele só; mas se morrer, produz muito fruto."
Jesus queria dizer que Ele, a Semente divina do amor, plantada nesta terra de pecado, deveria morrer para fazer crescer no mundo a planta da Sua graça, através da qual muitos frutos seriam colhidos para a eternidade. Essa foi a grande lição que Jesus deixou aos Seus discípulos e aos gregos que desejavam conhecê-l'O.
No entanto, permita que eu me apegue apenas a esta pequena expressão de Jesus: "Se o grão de trigo não morrer, fica ele só; mas se morrer, produz muito fruto", para a aplicar também à nossa vida, tirando algumas lições para o nosso benefício espiritual.
Todo o ser humano, por nascer contaminado pelo pecado, tem no seu coração sementes do orgulho, da vaidade e da presunção. Se continuar com essas sementes vivas na sua vida, mais cedo ou mais tarde elas vão germinar, crescer e produzir os frutos correspondentes, que nos levarão à morte. Por outro lado, pela presença de Jesus no coração e pela fé, o orgulho e a presunção que são exteriorizados através de tantas formas de egoísmo serão mortificados. Então, a semente do amor e da graça, plantada por Jesus, vicejará na nossa vida e de imediato começará a produzir os frutos do Espírito - amor, longanimidade, benignidade, fé, mansidão, domínio próprio - e no futuro próximo o fruto da vida eterna.
Se porventura houver no seu coração alguma sementinha de egoísmo ou alguma filosofia própria que tem impedido que a semente do amor de Jesus brote na sua vida, abra o seu coração e deixe Jesus entrar. Ele transformará o seu coração e dar-lhe-á a paz e a confiança de que a sua vida eterna já está assegurada.