quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

O ENCONTRO DAS ÁGUAS

17 de Fevereiro

"E não vos conformeis com este século, mas transformai-vos pela renovação da vossa mente, para que experimenteis qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus." Romanos 12:2

Conhecer o encontro dos dois rios que formam o rio Amazonas foi uma das lindas experiências da minha vida. Um dos rios é o Solimões, cujas águas são rápidas e de cor amarelada, onde há abundância de peixes. O outro é o rio Negro, que leva esse nome porque as suas águas são de aparência escura quando o olhamos de longe, mas claras de perto. Esse rio, devido às características das suas águas, não tem muito peixe. Em compensação, nas suas margens há pouca proliferação de mosquitos.
Próximo da cidade de Manaus, o encontro das águas desses dois rios é uma famosa atracção para os seus visitantes. É impressionante como os dois rios mantêm a separação das suas águas ao se encontrarem. Ao longo de seis quilómetros vão-se misturando lentamente. Mas, mantendo-se as águas claras do rio Negro à esquerda e as águas amareladas do rio Solimões à direita. Ao longo desse trecho os dois rios andam juntos e mantêm as suas características. Depois misturam-se. O curioso é que prevalecem as águas amareladas do Solimões.
Há um ditado popular que diz: "Diz-me com quem andas e dir-te-ei quem és." Eis uma verdade irrefutável: influenciamos ou somos influenciados. Ninguém pode dizer que permanece incólume. O ambiente da escola ou universidade, a televisão, os amigos e o lar vão exercer uma tremenda influência sobre a mente em formação. Hoje toda a sociedade está a ser pressionada por uma avalanche de informações distorcidas, que valorizam falsamente as bebidas alcoólicas, as drogas, a licenciosidade e a infidelidade conjugal. Consequentemente, isto enche-nos de legítimas e bem fundadas preocupações. Que será das próximas gerações?
Se como pais não nos preocuparmos com a formação do carácter dos nossos filhos, com tristeza acabaremos por constatar que, ao longo do tempo, as águas barrentas do mundo vão prevalecer. Então poderá ser tarde demais.
É no lar que reside a base da resistência. Lares cristãos bem estabelecidos, onde a fé e o amor imperam, formarão adolescentes e jovens com bons princípios, que levarão aos seus colegas e ao mundo uma saudável inflência positiva.