terça-feira, 11 de outubro de 2011

DEIXE O ÓLEO ENTRAR

11 de Outubro

"Vale mais ter paciência do que ser valente; é melhor saber-se controlar do que conquistar cidades inteiras." Provérbios 16:32 (BLH)

Houve um tempo no passado em que se dava muito valor à produtividade e à inteligência das pessoas, mesmo quando o aparente sucesso era conseguido à custa de espezinhar e amargurar os que se encontravam no caminho. Os fins pareciam justificar os meios adoptados para os alcançar. Hoje as coisas mudaram bastante na maneira de ver essa questão. A inteligência e o devido preparo para a realização de tarefas bem específicas continua a ter o seu valor, só que com isso dá-se agora, também, um peso considerável à capacidade que as pessoas têm de controlar as emoções e de se relacionar bem.
Sabemos que uma única pessoa que não consegue ter o devido controlo das emoções - seja no lar, na indústria, no comércio, no escritório ou na igreja - mesmo que seja muito talentosa e capacitada, pode tornar o ambiente insuportável e comprometer a estabilidade e a capacidade de entendimento e progresso.
Controlar as emoções e cultivar o hábito de se relacionar bem com todos é dever de todo o bom cristão que, com humildade e fé, se deixa dirigir pelas sábias orientações do Espírito Santo. Expressões e desculpas como estas: "Meu pai era assim e eu não posso mudar", ou ainda: "Sou assim mesmo, e se quiserem o meu talento têm que me suportar tal como sou", são inaceitáveis para os verdadeiros seguidores de Jesus.
Não existe pessoa com mau feitio que Deus não possa transformar. João, o discípulo de Jesus, era conhecido como 'filho do trovão'. O seu controlo emocional era precário, as suas acções eram rudes e a sua fama era demasiado negativa. Entretanto, a influência de Jesus na sua vida transformou completamente o seu carácter. Resultado: hoje lembramo-nos dele como sendo o discípulo do amor. Por mais iracunda e controlada que seja uma pessoa, o Espírito de Deus pode transformá-la.
Aliás, o Espírito Santo está ansioso por auxiliar os que abrirem o coração à Sua amável influência. Se por um lado Ele é o fogo que queima os nossos maus hábitos, por outro lado é o precioso óleo com o aroma do amor celestial que suaviza a nossa vida, tornando-a agradável, bela e de boa fragrância. Deixe o Óleo entrar no seu coração e veja a diferença!

BLH = A Bíblia na Linguagem Moderna