segunda-feira, 10 de outubro de 2011

MÁGOAS, DECEPÇÕES E PERDÃO

10 de Outubro

"Contudo, Jesus dizia: Pai, perdoa-lhes, porque não sabem o que fazem." Lucas 23:34

Um dos sentimentos mais amargos e difíceis de suportar é a decepção. A mágoa e a amargura que nos vem da decepção podem ser de maior ou menor grau, dependendo da questão envolvida. Há decepções que podem atingir-nos desenhando contornos amplos e profundos, difíceis de serem assimilados, deixando no coração feridas de demorada cura e cicatrização. Acompanhe comigo esta história:
O jovem casal parecia que se amava muito. No afã de se preparar para o futuro, ela dedicava-se com todo o carinho a preparar o enxoval do ansiado lar. Ao esperar pelo dia do casamento, cada semana lhe parecia uma eternidade. Projectos e sonhos de felicidade povoavam a mente da jovem que já se via vestida de noiva, a entrar no corredor central da igreja e a ser admirada por todos.
No entanto, o lindo castelo que carinhosamente estava a ser construído na sua mente desmoronou-se numa tremenda e amarga decepção naquele fatídico dia. Ele simplesmente disse: "Não sei porquê, mas parece-me que o que sinto por ti não é aquele amor que nos deveria levar ao casamento. Desculpa dizer-te isto só agora. Sei que te roubei o tempo e os sentimentos, mas esta é a realidade. Não podemos continuar com o nosso relacionamento". Nesse caso, concordamos, a decepção é muito dura de ser suportada. A ferida é grande e profunda, e a sua cura e cicatrização, às vezes, pode ser bem demorada.
A minha palavra amiga, de hoje, é para si que porventura carrega no fundo da alma a culpa de alguma mágoa ocasionada a alguém. O assunto, o quando e o porquê não importam. Procure essa pessoa, peça-lhe perdão e repare o seu erro. Isso vai-lhe fazer muito bem e igualmente à outra pessoa.
Por outro lado, se foi decepcionado por alguém, também não importa o motivo, assente no seu coração dar-lhe o perdão. O exemplo de Jesus ao perdoar aos que O crucificaram é o modelo máximo de misericórdia, amor e espírito de perdão. Tenha pena e misericórdia de quem o decepcionou e verá que imediatamente vai sentir uma doce paz a inundar o seu coração. Experimente, Jesus vai ajudá-lo a perdoar!