quarta-feira, 12 de outubro de 2011

A FORMAÇÃO DO CARÁCTER DOS FILHOS

12 de Outubro

"Ensina a criança no caminho em que deve andar, e, ainda quando for velho, não se desviará dele." Provérbios 22:6

Foi na década de sessenta que a minha mulher e eu tivémos o privilégio de receber como presente de Deus os nossos três filhos. Lembro-me de que naquele tempo estava no auge o movimento dos 'hippies'. A filosofia da educação permissiva era divulgada e aceite por muitos. A ideia era que não se deveria criar traumas na mente em formação das crianças, para não crescerem inibidas e complexadas. Assim, tudo lhes era permitido e nada lhes devia restringir a vontade e o desejo.
No entanto, as crianças dessa geração que cresceram e se formaram com liberdade total, hoje são pais e mães, e eles têm chegado à conclusão de que aquela liberdade, acompanhada da irresponsabilidade característica das crianças, não os ajudou em nada na formação moral, espiritual, bem como na preparação para enfrentarem a vida.
Hoje são eles que advogam a ideia de que é necessário ter disciplina, e que tanto o 'sim' como o 'não' devem ser estabelecidos com precisão para que as crianças cresçam e formem o carácter, compreendendo os limites existentes entre o bem e o mal, o certo e o errado.
Para os que estudam a Bíblia e aceitam os seus ensinos, o método de educação e orientação dos filhos para a vida é o mesmo desde o princípio. Foi Moisés quem perpetuou, através da escrita, como os pais em Israel deveriam ensinar os seus filhos. Ele sintetizou: "Estas palavras que, hoje, te ordeno estarão no teu coração; tu as inculcarás a teus filhos, e delas falarás assentado em tua casa, e andando pelo caminho, e ao deitar-te, e ao levantar-te. Também as atarás como sinal em tua mão, e te serão por frontal entre os olhos. E as escreverás nos umbrais de tua casa e nas tuas portas." Deut. 6:6-9.
A síntese do método divino da educação que realmente forma um bom carácter é: Os bons princípios que os pais desejarem ensinar aos filhos, primeiro eles devem tê-los no seu próprio coração. É o ensino através do exemplo. O restante é a orientação e acompanhamento diário dos filhos em todas as suas actividades e em todos os lugares; até que, tendo já o carácter formado, levantem o voo da vida seguindo sempre o caminho da verdade.