quinta-feira, 13 de outubro de 2011

PACIÊNCIA, GUILHERME!

13 de Outubro

"Melhor é o fim das coisas do que o seu princípio; melhor é o paciente do que o arrogante." Eclesiastes 7:8

Sejamos francos em admitir que muito do que acontece no lar, no trabalho, no supermercado, no trânsito, na condução, tende a conspirar para que sejamos impacientes. E não é fácil praticar a paciência no meio da agitação da vida moderna.
Lembro-me da história daquele pai e do filho que estavam à espera do transporte. O garoto era irrequieto e muito traquina. Metia-se com uma pessoa aqui e com outra ali. De vez em quando, o pai advertia-o e depois dizia em voz alta: "Paciência, Guilherme." Aquilo foi incomodando as pessoas que presenciavam a cena. A certa altura um cavalheiro dirigiu-se ao pai e disse:
- Desculpe-me, nós estamos a ver o senhor repreender o seu filho dizendo: "Paciência, Guilherme." O senhor não acha que ele está a precisar de uma repreensão mais severa?
Ao que o pai respondeu:
- Meu amigo, concordo plenamente com o senhor. Saiba, no entanto, que quando eu digo "Paciência, Guilherme", estou a pedir paciência para mim mesmo. O Guilherme sou eu.
Não é nada fácil exercitar a paciência valendo-nos apenas da nossa própria força de vontade. Quão fácil nos é permitir que as emoções tomem o lugar da razão. Quão fácil é ter respostas prontas, furiosas. Não é fácil deixar a cabeça arrefecer para depois, com calma, o juízo no devido lugar e palavras sóbrias construtivas, ter respostas que contribuam para solucionar o problema, em vez de o aumentar.
Paciência, eis a a virtude que Deus espera que todos tenhamos. Aliás, Deus pode pedir de nós essa virtude, porque Ele mesmo a tem tido de sobra para connosco. Somos pecadores e indignos. Não merecemos nenhuma atenção da Sua parte. No entanto, Ele tem sido demasiado paciente connosco. Tem suportado insolências, incompreensões; e mesmo assim, com paciência, tem esperado pelo nosso regresso aos Seus braços de amor. Está sempre pronto a perdoar e a aceitar o regresso dos Seus filhos.
Se Deus tem sido paciente connosco, porque não sermos pacientes com os nossos semelhantes? As pessoas pacientes comprovam por experiência própria que Salomão tinha razão ao dizer que o fim das coisas é sempre melhor que o seu princípio.