domingo, 11 de dezembro de 2011

MANIFESTANDO GRATIDÃO

11 de Dezembro

"Então, Maria, tomando uma libra de bálsamo de nardo puro, mui precioso, ungiu os pés de Jesus e os enxugou com os seus cabelos; e encheu-se toda a casa com o perfume do bálsamo." João 12:3

A cena era de festa e alegria. Jesus estava numa ceia em Betânia, na casa de Simão, que fora leproso. Ali também estavam Lázaro e as suas irmãs: Marta, que como sempre ajudava a servir, e Maria.
No meio da festa, de repente, a casa é invadida por um suave e finíssimo aroma. Maria, que acabara de derramar o perfume em Jesus, tenta passar despercebida, mas é impossível, pois a agradável fragrância do perfume denuncia o seu gesto. Pretendera, como gratidão, oferecer a Jesus o que de melhor podia fazer, pois não era pouco o que Ele tinha feito por ela e pelo seu irmão Lázaro.
Maria não conseguiu manter a gratidão da sua alma dentro do seu peito. Aliás, gratidão escondida e não exteriorizada é ingratidão. Maria possuía no seu coração dois grandes motivos para ser grata a Jesus.
O primeiro foi o perdão e o reconhecimento que obtivera de Jesus quando fora levada à Sua presença e acusada de pecadora, por causa da sua vida dissoluta. Sem apoiar os erros que ela tinha praticado, Ele pediu que os que estivessem sem pecado lhe atirassem a primeira pedra. O perdão e a aceitação de Jesus, tinham mudado o rumo da sua vida. Agora vivia para a família, vivia para ser obediente a Deus.
O segundo motivo era a vida do seu próprio irmão. Jesus tinha-o ressuscitado. Por isso, todo o sacrifício que fizesse para exteriorizar a sua gratidão ainda lhe parecia pouco. Os trezentos denários, ou trezentas moedas de prata, que investira para adquirir o perfume e que hoje equivaleriam ao rendimento de trezentos dias de um trabalhador comum, ainda lhe parecia pouco. Nenhum dinheiro poderia pagar todo o bem que Jesus lhes fizera.
Tem motivos para agradecer a Jesus? Tem recebido a grande bênção do perdão dos seus pecados? Então, deixe que a gratidão da sua alma seja extravasada com alegria. Assim como o perfume de Maria encheu toda a casa, que a sua gratidão penetre por todos os lugares do seu lar, da sua igreja e da sua comunidade. Não dê ouvidos aos críticos, que vão dizer que está a fazer uma tolice e a aplicar mal o seu dinheiro. Seja grato e Jesus ficará contente. Ele vai dizer, como disse a Maria: "Tu fizeste uma boa acção!"