quinta-feira, 17 de março de 2011

DEUS É O NOSSO REFÚGIO

17 de Março

"Deus é o nosso refúgio e fortaleza, socorro bem presente nas tribulações. Portanto, não temeremos ainda que a terra se transtorne e os montes se abalem no seio dos mares." Salmo 46:1, 2

Há alguns anos, quando morava no Rio de Janeiro, estava num estabelecimento comercial esperando a minha vez de ser atendido. Ao meu lado estava um jovem marinheiro. Ao conversarmos, dirigimos os nossos pensamentos para a crença na existência de um Deus criador, mantenedor, mas que nos dá total liberdade.
A certa altura da nossa conversa, ele contou-me um episódio interessante vivido por ele, e por vários dos seus colegas numa viagem que ficou memorável. Tranquilamente, o grande navio cruzava o oceano. Nas conversas para passar o tempo, alguns dos seus colegas faziam questão de se vangloriar, dizendo que não criam na existência de Deus. Se existisse Deus, como é que Ele permitiria as guerras, a fome, as crianças abandonadas, os aleijados, as doenças?
E convenhamos que, quando defendemos a ideia de que Deus é amor, realmente nem sempre é fácil responder a estas perguntas!
Mas o marinheiro continuou a contar: "Mais adiante, tivemos que enfrentar uma terrível tempestade. O céu escureceu, o vento soprou forte, a chuva caiu pesadamente e as ondas aos poucos foram-se avolumando até chegar ao ponto da nossa grande embarcação, que antes parecia ser tão forte, se assemelhar a uma pequena casquinha de amendoim atirada de um lado para o outro, para cima e para baixo. Todos temíamos ser engolidos pelas ondas. Todos nos recolhemos. Comecei a orar a Deus e a pedir socorro e protecção. Então pude ver aqueles colegas, que diziam não crer em Deus, ajoelhados e clamando pela protecção divina."
"Passada a tempestade", continuou o marinheiro, "conversei com aqueles colegas e eles disseram: Diante da morte, chegámos à conclusão que Deus existe e que só Ele poderia dar-nos a esperança de vida."
É claro que enquanto a porta da graça estiver aberta, ainda haverá a possibilidade de alguém crer em Deus e aceitar o Seu plano da salvação, mesmo no meio dos turbilhões das provas da vida. Todavia, é muito melhor enfrentar as tempestades tendo a certeza de que "Deus é o nosso refúgio e fortaleza, socorro bem presente nas tribulações."