sábado, 12 de março de 2011

PORQUE TEU É O REINO, O PODER E A GLÓRIA

12 de Março

"Teu, Senhor, é o poder, a grandeza, a honra, a vitória e a majestade; porque Teu é tudo quanto há nos céus e na terra; Teu, Senhor, é o reino, e Tu Te exaltaste por chefe sobre todos." I Crónicas 29:11

O texto da meditação de hoje faz parte da oração proferida pelo rei David, por ocasião da cerimónia em que ele fez a entrega das plantas do templo que o seu filho Salomão deveria construir em Jerusalém. Há uma grande semelhança entre as palavras de David e as expressões usadas por Jesus na conclusão da oração modelo: "Porque Teu é o reino, o poder e a glória para sempre." David necessitou de muitas palavras para dizer aquilo que Jesus sintetizou de forma simples e objectiva. Entretanto, a simplicidade da oração do Senhor mantém muita profundidade e amplitude. Vejamos:
'Teu é o reino.' Quando enunciamos essas palavras com plena consciência, estamos a dizer a Deus: "Senhor, Tu és o Rei e Soberano de todo o Universo. Sei que um dia os nossos primeiros pais foram enganados e também se rebelaram contra a Tua liderança e o Teu reino. Porém, conscientemente reconheço que temos errado. Tu és o dono de tudo e de todos. Assim, pois, integra-me e aceita-me como súbdito do Teu reino. Quero ser um defensor do Teu reino. Quero ser um observador atento das leis morais e físicas do Teu reino. Sei que momentaneamente ainda estamos a viver num mundo sob o domínio do pecado, mas desde agora e mesmo aqui, quero já ser do Teu reino. Dá-me a força do Teu Espírito Santo para viver a Tua vontade."
Essa declaração de amor e fidelidade é acompanhada da plena certeza de aceitação e resposta. Porquê? Porque de Deus é o reino e também o poder. Sim, Ele é Todo-Poderoso. Deus não tem limitações para executar os Seus desejos e vontades. Visto que Ele é amor e que só deseja o bem dos Seus filhos, a Sua forte e poderosa mão estará sempre estendida para nos apoiar e ajudar.
Que diremos sobre a 'glória' de Deus? Ela é a soma de todos os atributos divinos - amor, bondade, benignidade, poder, majestade, fidelidade, justiça, misericórdia, eternidade, verdade, etc. São esses maravilhosos atributos que O tornam glorioso. É por isso que o esplendor do Seu carácter brilha de maneira inconfundível em todo o Universo como sendo o Rei dos reis e Senhor dos senhores. Que o Seu fulgor brilhe no nosso coração!