terça-feira, 8 de março de 2011

O PÃO NOSSO DE CADA DIA

8 de Março

"Fui moço e agora sou velho, porém jamais vi o justo desamparado, nem a sua descendência a mendigar o pão." Salmo 37:25

No Salmo 37 David recomenda-nos que não nos preocupemos com os injustos que, por vezes, ostentam sucesso nas coisas materiais. Ele convida-nos a confiar no Senhor, pois é Ele que nos mantém com a Sua poderosa mão. Os justos podem passar por provas, mas a sua manutenção está assegurada pelo Seu amor.
As coisas materiais, e mesmo a nossa alimentação, não devem ser a primeira preocupação da nossa vida. Creio que foi por isso que Jesus colocou esta frase no meio da oração modelo: "O pão nosso de cada dia dá-nos hoje."
O pão é o alimento mais universal que existe. Talvez apenas alguns pouquíssimos e pequenos povos aborígenes não o utilizam como um dos seus alimentos básicos. Assim, o pão é símbolo universal do alimento e, consequentemente, da nossa manutenção e vida.
Quando oramos, "o pão nosso de cada dia dá-nos hoje", estamos como que dizendo a Deus: "Senhor, a minha vida está nas Tuas mãos. Tu que fazes a semente brotar, a planta crescer e produzir. Tu, que com carinho e amor, providencias todas essas coisas, a fim de que eu tenha, em cada dia, tudo o que necessito para poder viver uma vida saudável e feliz. Confio em ti."
Lembremo-nos, no entanto, de que Jesus colocou o pedido pelo pão exactamente no meio da oração. Nós também temos que atentar para a primeira parte da oração modelo, antes de fazermos os nossos pedidos.
Precisamos de reconhecer e honrar a Deus como o nosso supremo Pai e reconhecer todos os seres humanos como nossos irmãos, pois Deus é 'Pai Nosso'. Precisamos de tratar Deus com respeito e reverência, pois Ele é Santo. E como súbditos do reino divino, por livre escolha, executaremos a vontade do Pai, obedecendo às Suas recomendações morais, espirituais e até físicas, que são para o bem da nossa saúde. Fazemos tudo isso, não para sermos aceites no Seu reino, mas sim porque O amamos. Obedecer-Lhe é para nós um acto de reciprocidade. Ele ama-nos, nós O amamos. Ele dá-nos tudo. Nós também Lhe retribuímos com obediência.
Como é bom poder orar com confiança: "O pão nosso de cada dia dá-nos hoje." Os que são do reino de Deus têm essa segurança.