segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

TUDO PARA DAR CERTO

28 de Fevereiro

"Depois destes acontecimentos, veio a palavra do Senhor a Abraão, numa visão, e disse: Não temas, Abraão, Eu sou o teu escudo, e teu galardão será sobremodo grande. ... Então, conduziu-o até fora e disse: Olha para os céus e conta as estrelas, se é que o podes. E lhe disse: Será assim a tua posteridade." Génesis 15:1, 5

Aparentemente Abraão tinha tudo para acreditar que Deus não teria condições para cumprir o que lhe tinha prometido. Vivia em tendas, vagueando de um lado para o outro, sem saber ao certo para onde se dirigia. O seu rumo era incerto, e o seu futuro também. A sua idade e da sua mulher eram bem avançadas, e a promessa de Deus de que faria dele uma grande nação afigurava-se como algo mirabolante e impossível.
Porém, diante de qualquer situação, Abraão precisava de se lembrar sempre de duas coisas muito importantes a fim de não desanimar. Para Deus não existe nada impossível; algo que O impeça de realizar a Sua vontade. E o segundo ponto é que nunca deveríamos desanimar ao buscar a resposta para as promessas de Deus. O problema das respostas não está com Deus, mas connosco.
Abraão tinha recebido de Deus uma mensagem clara e objectiva: "Não temas, Abraão; Eu sou o teu protector; e vais ter uma grande recompensa... Olha para o céu e vê se podes contar as estrelas. Pois assim será o número dos teus descendentes." Génesis 5:1, 5, (TIC). E o relato bíblico termina dizendo o seguinte: "Abraão acreditou em Deus e por isso Deus o aceitou como justo." Verso 6.
Pode ser que, ao ser envolvido por problemas ou situações muito probantes e difíceis, já tenha pensado que as promessas divinas talvez não tivessem sido feitas para si. Ou chegue a ser tentado a pensar que algumas promessas divinas são uma balela, histórias para pessoas ingénuas acreditarem e serem iludidas. Não se deixe levar por pensamentos assim.
As promessas divinas são fiéis e verdadeiras. Precisamos de exercer confiança em Deus e pedir-Lhe para sabermos esperar com confiança, bem como para compreendermos os "porquês" dos percalços pelos quais, por vezes, temos de passar. Lembremo-nos: Deus é fiel e verdadeiro. Ele não falhou nas Suas promessas a Abraão e não falhará connosco.

TIC = Tradução Interconfessional